Prudentópolis deposita no INPI pedido de Indicação Geográfica para a Cracóvia

27 de setembro de 2023 às 13:34

A cracóvia de Prudentópolis, na região centro do Estado, teve seu pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), nesta terça-feira (26), com número de processo: BR 4020230000165. Produto típico da cidade, é um embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1960.

A sensibilização dos produtores para ter a IG começou em 2020, por meio de uma iniciativa do Sebrae/PR, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), que foi fundada e se fortaleceu durante o processo. Sebrae/PR, Sicredi e Prefeitura fizeram aportes financeiros no projeto.

A consultora do Sebrae/PR, Melany Ovando, explica que a obtenção do registro de IG traz benefícios, pois agrega valor ao produto, melhora o setor e a cadeia produtiva, dá mais evidência para o território e cultura local.

Conforme o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, o município possui os requisitos para obter o registro, com ampla tradição na produção do produto, que está ligada à sua história.

Atualmente, são dez membros ativos da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), cujo trabalho impacta na produção mensal estimada de cinco toneladas do embutido. Para o presidente da Associação, Marcos Machulek, o registro de Indicação Geográfica vai corroborar Prudentópolis como município pioneiro na produção da cracóvia.

Produtora de cracóvia há 30 anos, Teresinha Dobrovolski Antonio acompanhou os trâmites para dar entrada no pedido de reconhecimento, que inclui a elaboração de um caderno de especificações, desde o início, em 2020. Com uma produção semanal de aproximadamente cem quilos de cracóvia, ela conta que atende a diversos estabelecimentos comerciais do município e restaurantes que beiram rodovias.

Com a cracóvia, o Paraná tem sete produtos depositados, aguardando o reconhecimento que é feito pelo INPI: mel de Prudentópolis, cachaça e aguardente de Morretes, urucum de Paranacity, queijos do Sudoeste do Paraná, broas de centeio de Curityba e camomila de Mandirituba.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026