Iniciativa de turismo rural no Paraná será premiada com troféu Orgulho da Terra 2023

3 de novembro de 2023 às 14:26

Depois do impacto da pandemia, o turismo rural vem recuperando força e tende a crescer mais de 50% neste ano, segundo projeção da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) indicam que há mais de 500 famílias atuando no Estado neste segmento.

O turismo rural pode movimentar até 52 atividades econômicas, e por isso é um grande impulsionador do desenvolvimento local e da inclusão social, além de promover o patrimônio cultural da comunidade. Por estas características, o segmento terá case premiado com o Troféu Orgulho da Terra 2023.

A principal característica das propriedades de turismo rural no Paraná são os patrimônios cultural e natural. Fazem parte dos roteiros o conforto das acomodações em hotéis fazenda, opções de trilhas de mountain bike, caminhadas ecológicas, ambientes para colônia de férias, cavalgadas e uma culinária rica em sabores. As receitas são elaboradas com produtos locais e trazem os aromas e paladares típicos de cada lugar. Os destaques têm sido os roteiros turísticos como as rotas do queijo paranaense, das lavandas e dos cafés.

Jilo Yamazaki é produtor de pitayas orgânicas no distrito Warta, em Londrina, e um entusiasta da atividade. “Aqui o turista tem uma experiência sensitiva junto ao canto dos pássaros, o perfume das flores”, celebra Yamazaki, que foi homenageado na categoria Turismo Rural no Prêmio Orgulho da Terra em 2022. “Desde a premiação, passamos a receber muitos comentários parabenizando nosso trabalho, o que aumenta a responsabilidade e o compromisso de fazer cada vez melhor”, conta Jilo.

A terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra acontece em 30 de novembro e vai homenagear, além do turismo rural, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão e tecnologia.

As indicações para o prêmio são feitas por um grupo de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que avaliam os empreendimentos sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”.

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo RIC, que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens veiculadas na emissora.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava