Congresso da CGE reunirá especialistas em combate à corrupção e governança pública

6 de novembro de 2023 às 16:16

Especialistas em áreas relacionadas ao enfrentamento à corrupção vão se reunir no Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Estado. O encontro será nos dias 20 e 21 de novembro e as inscrições, abertas a gestores e ao público em geral, podem ser feitas pela internet.

O Congresso compreende o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria, além de homenagens relativas aos 10 anos da CGE e aos servidores que se destacaram em 2023. As palestras e painéis terão participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de debate sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, explicou que o evento foi organizado com o objetivo de expor as atuais estratégias para aprimorar a gestão pública e combater a corrupção. “O compromisso da CGE em sua história é fomentar boas práticas que preservem o Estado de atos ilícitos e lesivos ao erário e adotar e incentivar ferramentas de controle da administração pública”, afirmou.

ESPECIAL – O único convidado a não atuar em áreas relacionadas ao controle da gestão pública é Marcos Piangers, com a palestra “Protagonismo e felicidade: a mudança que você faz no mundo”. O escritor já vendeu meio milhão de livros, no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e é seguido por 6 milhões de pessoas nas redes sociais. Ele também já foi palestrante do TEDx por cinco vezes, e seu livro “O Papai é Pop” foi adaptado para o cinema em 2022.

Piangers falará no segundo dia do congresso. “Em todos os eventos trazemos uma palestra que nos instigue a questionar nosso modo de viver ou de ver o mundo. Abordagem distintas das que vivemos no dia a dia ajudam a abrir a criatividade para novas ideias e colaboram para nossa saúde mental”, comentou Luciana.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia do congresso, serão tratados modelos de implantação da LGPD no setor público, pelo advogado Rodrigo Pironti de Castro; e o tratamento de denúncias, pelo corregedor Gilberto Waller Júnior, da Procuradoria-Geral Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União. O painel do dia abordará saúde mental, violência contra a mulher e igualdade racial.

O dia seguinte começa com o debate sobre uso de tecnologia na governança pública, pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, Wesley Vaz Silva. Depois, seguem-se os painéis sobre compliance, os 10 anos da Lei Anticorrupção, e o papel da Ouvidoria no combate ao assédio.

O evento será realizado no auditório Mário de Mari, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), das 9h às 18h. A programação completa, com link de inscrição e localização podem ser consultados na página do Congresso, no site da CGE.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
21º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
20º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vanderlei Venuk
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Antonio Ailton Surek
  • É com pesar que a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Rosalia Muzeka Hanysz aos 85 anos de idade.
  • Com Pesar que comunicamos o falecimento do pequeno Miguel Antônio Rodrigues Lima, aos 21 dias de vida
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Paulina Novossad Denicieicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Teodosia Maria Papirniak
  • COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA PR-180 EM FRANCISCO BELTRÃO PROVOCA DUAS MORTES
  • Governo vai construir Centro de Convenções no antigo Estádio do Pinheirão
  • Agepar abre processo seletivo para contratação de estagiários de pós-graduação
  • Veículo Sai da Pista e Incendeia-se Após Colisão Contra Árvore em Fernandes Pinheiro
  • Aporte de R$ 54 milhões: Copel tem obras em subestações aprovadas pela Aneel
  • Motoristas do Paraná podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova