O jornalista paranaense Gil Rocha, que morreu no ano passado durante um procedimento de cateterismo, será homenageado no Campeonato Paranaense 2024. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou que Gil vai dar nome ao troféu da competição.
O anúncio foi feito em cerimônia que contou com a presença dos familiares de Gil Rocha. A viúva Ana Zimmerman e o filho Lucas Rocha, apresentador da Rede Massa | SBT, assinaram um ato simbólico autorizando com a homenagem em cerimônia nesta segunda-feira (15).
O troféu está em confecção e será revelado nos próximos dias.
Gil Rocha, que também é pai de João e Pedro, será o primeiro jornalista homenageado na taça do Campeonato Paranaense, que já levou nomes de grandes figuras do futebol do Estado, como Sicupira, Dirceu Krüger e Caio Junior. De acordo com o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, a homenagem reconhece o grande trabalho que Gil fez pelo futebol e jornalismo esportivo do Paraná.
“Foi alguém que sempre lutou pelo futebol paranaense, sempre trabalhou para deixar o futebol no auge, sempre muito bem mostrado, sempre muito bem admirado por todos e reconhecido no Brasil inteiro”, afirmou.
A jornalista Ana Zimmerman relembrou que chegou a dividir cerca de três transmissões de futebol com Gil Rocha, com quem foi casada por 21 anos. Ela conta como será acompanhar o campeonato, agora com a homenagem:
“Vou querer ver cada gol, cada jogo, cada lance desse campeonato de perto. E tenho certeza que todo mundo da torcida vai lembrar, vai falar do nome dele, vai nos emocionar, a partir de hoje até o final do campeonato”, disse.
Para Lucas Rocha, a homenagem mostra o que significou o pioneirismo de Gil Rocha no jornalismo esportivo:
“As gerações mais novas talvez não tenham a verdadeira noção desse trabalho que foi feito lá atrás. E foi um baita trabalho, tanto que está reverberando até hoje, tanto que a taça leva o nome Taça Gil Rocha. Que honra, eu vou ter o maior orgulho de falar daqui para frente, até o fim do campeonato, sobre a Taça Gil Rocha”, concluiu.
Gil Rocha
A carreira de Gil Rocha iniciou em 1975 na Rádio Paiquerê, de Londrina. Aos 15 anos, atuava como rádio-escuta e ajudava os colegas na apuração de resultados do esporte.
Gil Rocha se formou em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1981. Oficialmente jornalista, ele começou a trabalhar na TV Coroados, que hoje é a RPC TV de Londrina. Quatro anos depois, em 1985, Gil foi transferido para Curitiba para a TV Paranaense.
Na capital paranaense, o jornalista participou da transmissão da final do Campeonato Brasileiro de 1985 ao lado de Galvão Bueno. Gil Rocha criou, junto com Paulo Rosa, o quadro “Os Piores Momentos”, que era exibido às terças-feiras no Globo Esporte. O sucesso do quadro fez a Globo começar a reproduzi-lo em todo o Brasil.
O jornalista cobriu Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, incluindo o tetracampeonato da seleção brasileira nos Estados Unidos (EUA), em 1994.
Gil Rocha assumiu a gerência de esportes na RPC e também seguia como comentarista na SporTV, do Grupo Globo. Ele trabalhou na RPC até 2018 e atuou ao lado de Barcímio Sicupira, Luiz Augusto Xavier e outros nomes importantes do jornalismo.
Em 2019, Gil Rocha atuou como comentarista na Rádio Banda B e, aos domingos, ele participava da rodada no “Tempo Extra”, da CNT. Em novembro de 2021, o jornalista assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba.
No dia 1º de julho de 2023, Gil Rocha morreu aos 63 anos em Curitiba. Ele foi internado e teve uma parada cardíaca durante um procedimento de cateterismo.
Campeonato Paranaense 2024
A competição começa no dia 17 de janeiro com o confronto entre o Athletico, campeão da edição deste ano, diante do Andraus, campeão da Segunda Divisão.
O Campeonato Paranaense 2024 tem a participação de 12 equipes. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Operário, PSTC e Sãojoseense brigam pelo título da próxima temporada.
Os jogos serão transmitidos pela TV Paraná Turismo.
Fonte Massa News