Mulheres privadas de liberdade produzem fantasias para escola de samba de Curitiba

29 de janeiro de 2024 às 13:58

Mulheres privadas de liberdade, custodiadas no Centro de Integração Social (CIS) de Piraquara, confeccionaram 407 peças de fantasias e 1,5 mil penas artificiais para compor alegoria de uma escola de samba de Curitiba. As produções envolveram calças, blusas, bombachas e kafta que serão utilizadas no desfile deste ano.

A escola Acadêmicos da Realeza teve contato com o trabalho têxtil desenvolvido pelas mulheres custodiadas no CIS em uma empresa do setor que tem convênio com  unidade prisional. Conhecendo o potencial de empregabilidade de pessoas privadas de liberdade, tanto financeira quanto socialmente, a agremiação propôs essa produção, iniciada em dezembro de 2023.

A escola prestou todo o suporte de capacitação e orientação durante a confecção, com visitas semanais para levar materiais e moldes e, também, buscar as peças que ficavam prontas ao longo dos dias. Além da oportunidade de desenvolver habilidades profissionais e se envolver com experiências culturais, as presas receberão remuneração e remição de pena pelo trabalho.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Reginaldo Peixoto, explica que quanto mais parcerias a instituição consegue, mais oportunidades de ressocialização e mudança de vida é possível oferecer aos custodiados do sistema prisional. “Tentamos incansavelmente oferecer uma custódia digna aos apenados do Paraná. É sempre muito gratificante ver projetos diferentes e mais culturais acontecendo”, comenta.

A diretora do Centro de Integração Social (CIS), Marilu Katia da Costa, ressalta que o Carnaval de Curitiba transcende a mera celebração festiva – mobiliza uma estrutura social ao longo de todo o ano.

“A expectativa para esse ano é expandir ainda mais a parceria entre a Acadêmicos da Realeza e a Polícia Penal, a fim de envolver os profissionais da agremiação no processo de capacitação de pessoas privadas de liberdade, preparando essas mulheres para diversos caminhos quando retornarem a sua liberdade”.

A diretora de Carnaval da Acadêmicos da Realeza, Vilma Barbosa, conta que com a parceria as atividades puderam ser iniciadas dentro do prazo proposto. “Durante o período em que desenvolvemos nossas fantasias no CIS, o apoio integral da equipe de gestão foi fundamental para que o resultado final fosse de qualidade, conforme esperávamos. Este foi o primeiro passo de um projeto que está só no começo”.

Vilma ressalta que, com a confiança nas equipes, eles querem retomar os trabalhos, já visando para o Carnaval de 2025. “Assim, nos consolidando cada vez mais como agente de transformação na sociedade e a ressocialização de mulheres, para um novo caminho a partir da sua liberdade.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava