Estado reforça atendimento para ampliar cirurgias no Hospital Regional de Guarapuava

2 de fevereiro de 2024 às 13:34

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana as consultas para realização de cirurgias eletivas nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral no Hospital Regional de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. A medida, por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), vai reduzir a fila de espera por estes procedimentos nos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

O novo contrato, que viabilizará o aumento no número das cirurgias na unidade, faz parte do Programa Opera Paraná e disponibilizará R$ 23 milhões para produção e fornecimento de materiais como órteses e próteses, além de outros equipamentos necessários para os procedimentos.

Com início das cirurgias programado para segunda-feira (5), a unidade já faz atendimentos ambulatoriais aos pacientes para análise dos pedidos de cirurgia, verificação das condições clínicas para confirmação do procedimento e realização de exames. A expectativa é que até sábado (3) 540 consultas pré-operatórias sejam realizadas. Com esta ação do Governo do Estado, a estimativa é que o número de cirurgias realizadas no hospital chega a 500 procedimentos ao mês.

“O Governo do Paraná está em constante monitoramento das demandas da saúde em todo Estado e segue com objetivo principal de levar um atendimento cada vez mais qualificado e regionalizado para toda população paranaense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ESTRUTURA – Para possibilitar a realização destas cirurgias, a unidade dispõe de 112 leitos estrategicamente distribuídos, sendo 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral. Além das especialidades de urologia, clínica geral, urologia, cirurgia geral e ortopedia, contará com anestesista e médico clínico geral para atendimento na enfermaria. Com o novo contrato, o hospital também passa a ser referenciado para atendimento de urgência.

“Este é um grande avanço tanto para o fortalecimento da saúde na região quanto para a população que aguarda a realização de cirurgias nessas especialidades. É isso que o paranaense precisa, atendimento de qualidade perto da sua casa”, ressaltou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Maria Tomaszewski Kuchnir aos 67 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796