Desconto de energia para irrigação noturna beneficia 4 mil famílias de produtores rurais

2 de fevereiro de 2024 às 15:22

As propriedades rurais que dependem da energia elétrica para o bombeamento da água para atividades como criação de peixes ou irrigação das plantações contam com um desconto na tarifa de eletricidade consumida no período noturno. A tarifa noturna de irrigação e aquicultura beneficia cerca de 4 mil produtores rurais atendidos pela Copel. O desconto vale para a energia consumida entre 21h30 e 6h. A economia é de 60% para clientes atendidos em baixa tensão e de 70% para os atendidos em alta tensão.

Um destes domicílios é a propriedade de Valdevina Aparecida Rodrigues Silva, localizada na estrada entre Guaravera e Tamarana, na região Norte. Em 2015, ela aderiu ao Programa de Irrigação Noturna após conhecê-lo pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) – antiga Emater. “Eles me auxiliaram na parte de documentação e do projeto rural, e nos acompanham até hoje fazendo visitas”, afirma.

Para a agricultora, a viabilidade e facilidade de trabalhar com o programa são fundamentais. Valdevina destaca que, além do desconto, a irrigação noturna proporciona uma maneira eficiente de cuidar das culturas de hortaliças que possui em sua propriedade, como repolho, berinjela e abóbora-menina.

Ela também ressalta o aproveitamento do desconto em impulsionar o desenvolvimento da produção agrícola, permitindo investir em insumos e sementes de melhor qualidade. Durante a pandemia, o desconto foi fundamental para facilitar as vendas no Ceasa, que ocorrem três vezes por semana, de madrugada.

A proprietária tem o plano de expandir a rede interna e ter acesso à rede trifásica, que já passa próximo à sua propriedade. Um estudo detalhado está sendo preparado para ser apresentado à Copel junto com o projeto de expansão. O investimento tem como objetivo trazer maior eficiência no uso da energia.

COMO FUNCIONA – A modalidade tarifária que incentiva o uso noturno da energia para atividades de irrigação e aquicultura é prevista pela Resolução Normativa 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Para solicitar a adesão, a unidade consumidora deve possuir uma ligação construída exclusivamente para alimentar o sistema responsável pelo bombeamento e distribuição da água.

Para garantir que o uso da água esteja em conformidade com a preservação do meio ambiente, é necessário comprovar a existência do licenciamento ambiental e da outorga do direito de uso de recursos hídricos, ou de sua dispensa.

Com a entrada de serviço construída e a documentação regular, o pedido de conexão pode ser feito no site da Copel. Em seguida, será realizada vistoria na unidade consumidora. Se as cargas estiverem de acordo com a legislação, será instalado um medidor que diferencia o consumo por horários, tornando possível diferenciar a cobrança da energia consumida à noite.

Para avaliar se a adesão é ou não vantajosa para a propriedade, os produtores podem procurar o auxílio do IDR Paraná, que presta orientação técnica a fim de embasar a decisão e orientar quanto à preparação das instalações elétricas internas.

Na aquicultura, podem se beneficiar do subsídio as propriedades com cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais. Já na irrigação, a tarifa se aplica a cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.

Prudentópolis
20º
Tempo limpo
Ponta Grossa
20º
Tempo limpo
Guarapuava
18º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Parcialmente nublado
Londrina
30º
Tempo limpo
União da Vitória
21º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Leonor Ferreira Schomberger.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Helsio Vicente Polli.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Francisco Gomes De Camargo.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Lauro Grabowski.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Nadia Kusma Kosak.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Orloski.
  • Piana irá à França para evento internacional sobre educação profissional
  • Paraná recebe presidente do COB para discutir parcerias para formação de atletas
  • R$ 257 milhões: obra de rodovia em concreto entre Ponta Grossa e Palmeira é homologada
  • Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo
  • Entidades sociais de 25 municípios recebem prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná
  • Dia da Alfabetização: melhor educação do País, Paraná avança com o Educa Juntos