PCPR comemora Dia Nacional do Papiloscopista com grandes resultados

5 de fevereiro de 2024 às 14:26

A Polícia Civil do Paraná comemora nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, o Dia Nacional do Papiloscopista. O trabalho dos peritos profissionais do Estado é fundamental na elucidação de crimes. Um dos destaques deste ano é o quadro reforçado. Em 2023, um concurso realizado pelo Governo do Estado contratou 23 novos profissionais, além de 45 delegados e 139 agentes de polícia judiciária, que estão trabalhando em todas as regiões.

No ano passado, os papiloscopistas da PCPR realizaram 2.245 perícias em locais de crime, um aumento de 99,5% em relação às 1.125 registradas em 2022. Além disso, foram contabilizadas 9.294 coletas papiloscópicas, número 38,9% maior em relação ao ano anterior (6.691).

“O trabalho desses profissionais é imprescindível à perícia papiloscópica e identificação humana”, enfatiza o delegado-chefe do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto. “E o aumento nos números de procedimentos está diretamente relacionado à contratação de novos servidores e também o reforço do quadro de funcionários terceirizados, o que possibilitou que os papiloscopistas empregados em trabalhos administrativos fossem redirecionados para a atividade principal”.

Esses profissionais se dedicam à perícia de local de crime, perícia necropapiloscópica, retrato falado, identificação criminal e confecção das Carteiras de Identidade Nacional (CIN). “Além da área de documentação, o papiloscopista hoje é um perito extremamente importante nas investigações criminais, sendo responsável direto pelas provas que podem elucidar um crime, além de promover cidadania e segurança à população”, complementa Michelotto.

Ele lembra que no Paraná os profissionais trabalham com sistemas modernos, que auxiliam no confronto de impressões digitais em bancos de dados biométricos. Além de ferramentas informatizadas, eles utilizam processos laboratoriais para revelar fragmentos e permitir a descoberta de provas importantes para a elucidação de crimes. Esse trabalho também é desenvolvido com apoio da Polícia Científica.

CENTRAL DE ACIONAMENTOS – Outra conquista recente é a Central Estadual de Perícias e Coletas da PCPR, lançada em outubro de 2023. A iniciativa visa a melhoria e padronização nos acionamentos e atendimentos de local de crime e identificação criminal. Ela agrupa todos os acionamentos, o que possibilita ao operador convocar o papiloscopista mais próximo do local ou outro que esteja disponível no momento.

DATA – O Dia Nacional do Papiloscopista foi criado pelo decreto federal nº 52.871 de 1963. A carreira de papiloscopista surge na PCPR com a unificação dos cargos de datiloscopista e identificador datiloscópico na Lei Complementar 96/2002.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná