Com 1,6 mil calouros, novo ano letivo da UEPG começa na segunda-feira

16 de fevereiro de 2024 às 14:52

O ano letivo de 2024 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia na segunda-feira (19) para alunos dos cursos de graduação. Juntamente com as aulas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) organizou a acolhida institucional aos calouros (cerca de 1,6 mil novos alunos). As ações acontecerão em 19 e 20, para estudantes do Campus Uvaranas, e 21 e 22, para os do Campus Central. As atividades serão nos três turnos, para atender acadêmicos que estudam nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Enquanto os estudantes comparecem às aulas, a acolhida ocorrerá de maneira intercalada, até que todos os cursos participem das ações preparadas pela Prae. “Os preparativos começaram no final do ano passado e envolvem vários órgãos da UEPG, mas sobretudo, ressaltamos o protagonismo estudantil, por meio da participação no planejamento e na execução das atividades”, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino.

No Campus Uvaranas, a conversa acontecerá no auditório do Centro Integrar (antigo PDE), enquanto que no Campus Central, os alunos deverão comparecer no Grande Auditório, de acordo com os horários reservados para cada curso.

A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Silmara Carneiro, explica que a acolhida foi organizada pelos cursos, entidades estudantis, Diretórios e Centros Acadêmicos, Baterias e Atléticas. “A acolhida é um momento de celebração, de confraternização e para o recebimento das primeiras informações sobre a universidade. Trata-se de um momento festivo para comemorarmos coletivamente o ingresso no ensino superior e fortalecimento da educação pública brasileira”, afirma.

Os calouros poderão ter acesso a informações sobre a estrutura da UEPG durante as atividades. “Queremos que eles se sintam animados e muito felizes com o fato de estarem na UEPG, afinal essa será a casa deles durante os próximos anos de sua vida”, finaliza Silmara.

Para o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, o início das aulas é um momento muito importante na vida dos alunos e das suas famílias. “Realizar um curso de nível superior em uma instituição pública é algo ainda destinado para uma pequena parcela da sociedade brasileira. A acolhida é apenas o ponto de partida para muitas outras ações que deverão ser realizadas, nas quais os alunos sempre poderão também contar com toda a equipe da Prograd”, complementa.

Os calouros poderão conferir as atividades, horário e local reservados para seu curso no cronograma aqui.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Maria Tomaszewski Kuchnir aos 67 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796