Em 1ª visita ao Paraná, embaixador da Ucrânia será recebido na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19)

19 de março de 2024 às 08:11

Em 1ª visita ao Paraná, embaixador da Ucrânia será recebido na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19)

 

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe nesta terça-feira (19) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, em sua primeira visita ao estado que concentra o maior grupo de descendentes de ucranianos da América Latina – cerca de 500 mil pessoas.

O convite foi da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que também intermediou uma reunião com o prefeito Rafael Greca. O embaixador assumiu o cargo em junho do ano passado.

O embaixador será recebido, às 14 horas, pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência da Assembleia e em seguida participará da sessão plenária, quando falará no Grande Expediente.

A agenda no Paraná inclui ainda audiências no Governo do Estado, palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR), visita a Prudentópolis, Mallet e Irati (com reunião na Unicentro sobre estudos eslavos e ensino da língua ucraniana), entre outras atividades.

“É uma agenda das mais relevantes para o estreitamento das relações entre os dois países, e o apoio que podemos dar é fundamental neste período tão conturbado após a invasão feita pela Rússia”, diz Márcia, que é descendente de ucranianos por parte de pai.

Apoio

De acordo com presidente da Representação Central Ucraniano- Brasileira e organizador da visita, Vitório Sorotiuk, o embaixador deve agradecer o apoio da Assembleia ao seu país.

Em decorrência da invasão russa, ocorrida em 2022, por exemplo, a bandeira ucraniana ficou hasteada por cerca de um ano no Poder Legislativo.

Além disso, a Casa aprovou uma manifestação de apoio incondicional à Ucrânia no conflito com a Rússia, proposta pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Ademar Traiano.

Diz o documento: “Deputados Estaduais manifestam incondicional solidariedade ao povo ucraniano e abraçam a comunidade que escolheu viver no Paraná”.

Projetos

Além disso, tramita na Casa um projeto de lei proposto pelo deputado Anibeli Neto que inclui no calendário oficial do estado um dia de homenagem às vítimas do Holodomor (genocídio da população ucraniana, ocorrido entre 1931 e 1933, quando morreram de fome cerca de 7 milhões de pessoas em decorrência da política agrícola da então União Soviética).

Visita

Melnyk vem acompanhado da esposa, Svitlana Melnyk. A comitiva das atividades inclui também o cônsul honorário da Ucrânia Mariano Czailkowski, além de Vitório Sorotiuk.

Biografia

Advogado por formação, antes do Brasil Andrii Melnyk foi embaixador na Alemanha e vice-ministro das Relações Exteriores de seu país.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná