Professor da Unicentro conquista patente de invenção para processo de tratamento de água

26 de março de 2024 às 13:29

Uma solução inovadora e sustentável rendeu ao professor Fauze Jacó Anaissi, do Departamento de Química da Unicentro, o reconhecimento da invenção de um processo de obtenção de argilas para tratamento e clarificação de água com corantes.

O processo foi desenvolvido como projeto de doutorado em Química pelo acadêmico Itamar Antonio Rodrigues, sob a orientação do professor Fauze, no ano de 2018.

A patente foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.

A invenção

Processo inovador já recebeu destaque da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

A patente refere-se a um processo de obtenção de argilas esmectitas – designação dada nas aplicações industriais e comerciais a uma mistura de minerais de argila – saturadas ou modificadas com íons férricos.

Em palavras simples, essa tecnologia envolve a preparação de uma argila especial, capaz de atrair e prender corantes indesejados presentes em águas residuais industriais.

“Foram pegas argilas comuns e feita a modificação química dela com óxido de ferro. Em seguida, utilizou-se essa argila modificada para fazer tratamento de água com corantes, em especial da indústria têxtil e de alimentos.

Essa argila, após o processo de tratamento da água, fica com a cor do pigmento daquela água que foi tratada e clarificada, e esses pigmentos foram utilizados para a pintura de bloquinhos.

Ou seja, essa cor poluente foi reutilizada, de modo que a poluição não fosse retirada da água e fosse jogada em outro local”, relata o professor.

A tecnologia patenteada tem o potencial de beneficiar tanto o meio ambiente quanto as indústrias, proporcionando uma maneira eficiente de tratar águas residuais contaminadas por corantes.

Segundo o docente da Unicentro, o tratamento pode garantir novamente a potabilidade da água. “A primeira parte do processo é retirar ao máximo as cores da água e, após essa clarificação, é feito um segundo processo de devolvê-la ao rio, podendo ser tratada e potabilizada para consumo”, conta.

Reconhecimento da invenção

No dia 5 de março de 2024, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) reconheceu o ineditismo do processo elaborado pelo professor Fauze e seu orientando Itamar, concedendo-lhes a Patente de Invenção, com validade de 20 anos. “É satisfatório como orientador obter esse resultado, pois o desenvolvimento de material para tratamento de água é uma das principais linhas de pesquisa aqui dos nossos laboratórios de química da Unicentro.

Nós produzimos conhecimento e uma das formas de divulgação desse conhecimento é registrando esse direito autoral de invenções, tanto para os autores como para a universidade.

Além dessa patente reconhecida, em 2018 nós já havíamos recebido uma premiação, ficamos com o segundo lugar no prêmio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) pelo desenvolvimento desse processo”, declarou Fauze.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
21º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Josafat, comunica o falecimento da Sra Tereza Kubacieviz.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Maria De Lourdes Kulak Pastuch
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Antônia Lopes Alcântara.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel, comunica o falecimento da Sra Maria Francisca Assis Krutsch.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Sr José Stadler aos 81 anos
  • É com pesar que comunicamos o falecimento das pequenas Bárbara Narok Júlio e Alice Narok Júlio
  • R$ 274 milhões: DER publica edital de modernização da PR-151, de Palmeira a Ponta Grossa
  • R$ 100 milhões do projeto Escola Mais Bonita já estão na conta dos colégios estaduais
  • 1ª Exposição Integrarte na Escola Municipal Marcos Antoniu:
  • Programa SUS Digital tem adesão de 100% dos municípios paranaenses
  • DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava
  • Solidariedade: Bombeiro Militar de Prudentópolis Está Recebendo Donativos Para as Vítimas das Enchentes no Rio Grande do Sul!