Vice-prefeito de Prudentópolis se compromete com a Operação Rondon Paraná 2024: “Um passo crucial para o desenvolvimento regional’

10 de abril de 2024 às 13:56

A Unicentro recebeu, na última sexta-feira (5), representantes de dez municípios da região centro-sul do estado para a apresentação da proposta de parceria para a Operação Rondon Paraná 2024. A iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, conta com a participação das sete universidades estaduais – Unicentro; Unioeste; UEPG; UEM; UEL; UENP; e Unespar.

O objetivo da proposta é promover atividades de extensão universitária nas áreas de inclusão social, cultura e saúde, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Nesta edição, a Unicentro ficou responsável pela coordenação geral das atividades. “Nós tivemos uma etapa prévia, fomos a 18 municípios da região sul convidá-los para essa reunião em que vamos apresentar o projeto  e firmar um termo de compromisso deles no aceite da Operação Rondon”, explica a coordenadora institucional do projeto Rondon na Unicentro, Mônica Nunes.

Entre as cidades que enviaram representantes para o lançamento oficial da Operação estão Prudentópolis, Candói, Cantagalo, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond. Para o vice-prefeito de Prudentópolis, Evaldo Hofmann Júnior, a Operação Rondon é uma oportunidade para que as universidades contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. “É um prazer nós estarmos hoje aqui e vamos dizer o ‘sim’ a esse projeto. Sabemos que o Rondon impacta a vida das pessoas com políticas públicas de inclusão, levando desenvolvimento sustentável e cidadania a todos os nossos munícipes, principalmente aqueles que precisam”, destaca.

As atividades desta edição ocorrem entre 5 e 19 de julho. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Aldo Nelson Bona, as expectativas são de mais uma operação de sucesso. “A expectativa é de que a operação possa impactar a vida das pessoas, tanto das pessoas que serão atendidas nos municípios, quanto a vida daqueles rondonistas voluntários que vão realizar as diversas ações, os diversos projetos nos municípios aqui da região central do estado do Paraná. Então, sem dúvida nenhuma, a expectativa maior é essa, que o projeto cumpra a sua missão, a sua função, que é transformar e impactar a vida das pessoas”, compartilha.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, também destacou a importância da Operação como forma de concretizar um dos pilares da universidade pública que é a extensão. “Uma universidade só tem razão de existir se ela puder atender a comunidade. A extensão tem essa responsabilidade – de levar a universidade até a comunidade e trazer a comunidade até a universidade, e o Rondon é um projeto clássico de extensão universitária”, pontua. “A partir do projeto Rondon, os alunos e professores podem levar expertises e experiências para as pessoas que precisam de conhecimento, de informação, principalmente para aqueles lugares que mais precisam de desenvolvimento”, finaliza.

 

Por Maíra Machado

Prudentópolis
23º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
22º
Parcialmente nublado
Guarapuava
19º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
29º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Vanda Lopes de Oliveira aos 31 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento de Elisangela Melnik aos 43 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Verginia Koutzon aos 71 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Izidoro Muren
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Tiburcio
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Augustinho Woichik aos 58 anos.
  • Porco de estimação que pesa 90kg chama atenção nas ruas de Curitiba: “Não vai pra ceia”
  • Com Piso Único e cofinanciamento, Paraná fortalece políticas de assistência social
  • Catedral Imaculada Conceição realiza em Prudentópolis a abertura do ano jubilar 2025
  • Samu bate recorde de atendimentos e Siate tem renovação histórica na frota
  • Helena e Miguel são os nomes mais registrados no Paraná em 2024. Veja a lista
  • Veja como será o funcionamento dos bancos no final do ano