A comitiva paranaense que participa da Seatrade Cruise Global 2024, em Miami (EUA) – uma das maiores feiras do mundo para empresas que buscam fazer negócios com o mercado internacional de cruzeiros –, fez o trajeto que os passageiros percorrem para embarcar em um dos terminais da Royal Caribbean nesta quarta-feira (10). O objetivo foi conhecer o atendimento ofertado aos passageiros para que tenham a melhor viagem possível, expertise que pode vir a ser aplicada no Paraná, que foi habilitado pela primeira vez a participar do evento.
O trajeto foi percorrido por representantes do Estado ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, que também acompanha a agenda da Embratur em Miami. A feira começou na segunda (8) e segue está esta quinta-feira (11).
“Estamos fazendo uma incursão e aprendendo com a expertise do Porto de Miami nesse segmento do turismo”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes. Também participaram da atividade o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, e o diretor da Portos do Paraná, André Pioli.
No Terminal da Royal Caribbean, empresa que conta com 37 navios em sua frota, a comitiva percorreu o trajeto desde a chegada do passageiro, deixando a bagagem para a companhia, o local de check-in, a passagem pelos equipamentos de segurança, até o saguão onde aguardam para embarcar. O trajeto foi feito em um dos terminais que já conquistou prêmios pelo design inovador e atrações gastronômicas.
O ministro afirmou que o governo federal está atuando fortemente para aumentar o número de leitos de cruzeiros no Brasil na próxima temporada. “O mercado norte-americano é o que tem as maiores partidas nesse segmento. São aproximadamente 31 milhões de cruzeiristas no mundo, sendo 16,9 milhões norte-americanos, ou seja, mais da metade está nesse mercado onde acontece a feira”, disse Sabino.
SEATRADE – Em Miami, a comitiva paranaense também se reuniu com a Clia (Cruise Lines International Association), entidade sem fins lucrativos fundada em 2006 com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão das atividades voltadas ao turismo de navios, com a Triple A ou AAA, que atua em 15 estados americanos, e com a Kensington Tours, que oferece passeios guiados personalizados e privados para mais de 100 países.
Para buscar novas parcerias e prospectar a vinda de operadoras de navios de cruzeiro ao Paraná, estão incluídas na agenda reuniões com as empresas Armadoras Holland America Cruise, Norwegian Cruise, Carnival Cruise, AIDA Cruise e Princess Cruise.
Em uma agenda mais diplomática, o Governo do Paraná firmou uma parceria com a Oxford Group, que atua há 51 anos com foco na viabilização e suporte para que corporações e empreendimentos tenham um melhor resultado nos seus negócios nos Estados Unidos. Ela prevê a disponibilização de um espaço no país americano para que o Estado possa guardar materiais de eventos e também um showroom para disponibilizar permanentemente os informativos sobre o Estado do Paraná.
CRUZEIROS NO PARANÁ – O Paraná recebeu entre 2023 e 2024 dezesseis paradas de navios no porto paranaense, com o registro mais de 24,5 mil passageiros e tripulantes em busca de atrativos turísticos para conhecer.
Para atender a demanda dos turistas do navio, o Governo do Estado, por meio da Setu, e a Associação de Desenvolvimento do Turismo – Adetur Litoral disponibilizaram climatização e estrutura para o check-in e check-out e também no receptivo aos turistas na praça central de Paranaguá, com apoio da prefeitura da cidade. Os turistas sempre foram recepcionados com música e animação, serviços e muitas informações sobre os atrativos da região.
Foto: SETU-PR