A assinatura do certificado, assim como do documento que reconhece o Conselho Municipal de Turismo, está disponível no site do órgão federal.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, assinaram duas Portarias, que evidenciam potencial turístico de Guarapuava.
A primeira certifica que Município integra o Mapa do Turismo Brasileiro e a outra reconhece o Conselho Municipal de Turismo – CONTUR .
“Este reconhecimento é fruto do trabalho incansável em promover e fortalecer o turismo local. Estamos comprometidos em transformar Guarapuava em um destino turístico de excelência, e esta conquista nos impulsiona ainda mais nessa jornada”, expressou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Guarapuava continua na Categoria B, no Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Estar no mapa indica que o Município é parte integrante de área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas. Isso demonstra a organização do Município nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.
“Nosso intuito é continuar crescendo o setor para que possamos alcançar a categoria A, com uma cidade totalmente turística. Temos o potencial para tanto, mas precisamos da união de todo o conjunto de equipamentos turísticos para alcançar essa meta”, comentou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.
Além disso, recursos federais somente podem ser pleiteados por municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro. Esse foi o resultado de extenso formulário preenchido para avaliação do MTur pela equipe da Secretaria de Turismo e Eventos, com o apoio e a orientação técnica da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e da IGR (Instância de Governança Regional) – Terra dos Pinheirais.
Os certificados podem ser visualizados ao procurar por Guarapuava no site do Ministério do Turismo AQUI.
.