𝗠𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝗠𝗘𝗥𝗚𝗘̂𝗡𝗖𝗜𝗔: 𝗱𝗲𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝗻𝗴𝘂𝗲 𝗻𝗼 𝗣𝗔
Os casos de Dengue aumentaram muito no município (1931 notificados, 699 confirmados sendo, 31 descartados e 1201 em investigação ).
A média diária, antes da situação de emergência, de atendimentos no PA era de 180 pacientes, porém, com o avanço de casos passou para 320 no período de 24 horas. Com a realidade da dengue, foi aumentado o número de médicos, sendo 4 diários no PA. Mesmo assim, a demanda exige muita calma e compreensão. Portanto, mais uma medida emergencial foi tomada na tarde do dia 07 de maio em reunião com o Secretário de Saúde e com os médicos das unidades de saúde da família da cidade.
Com o apoio da Direção da Regional de Saúde, tomamos a medida de colocar 1 médico nas seguintes unidades de saúde da família: Vila Zezo, Keli e Eloir. Portanto, diariamente nestas unidades casos de dengue podem ser atendidos com livre demanda (sem agendamento). O objetivo desta medida é evitar a sobrecarga de atendimentos no PA, pois é muita gente indo apenas no Pronto Atendimento. Não tem como não haver demora no atendimento em meio a esta realidade pela qual estamos enfrentando.
Portanto, pedimos para que os usuários das unidades acima citadas primeiramente se direcionem a elas. Se procurarmos apenas no PA o atendimento para sintomas gripais, haverá demora no atendimento, pois é um fluxo nunca antes vivenciado (nem na própria pandemia do COVID presenciou-se isto).
O município está empenhado e fazendo o possível para conseguir superar esta complexa realidade.
Agradecemos a compreensão e bom senso da população.