Administração recebe projeto de lei para a criação do Codesp – Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Prudentópolis

12 de julho de 2024 às 10:06

Administração recebe projeto de lei para a criação do Codesp – Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Prudentópolis

Na quinta-feira, 11 de julho de 2024, a ALIANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PRUDENTÓPOLIS, fórum de entidades sociais, de fomento empresarial e agrícola, apartidário, reuniu-se na sede da Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis – ACIAP, com o Prefeito Municipal de Prudentópolis, Sr. Osnei Stadler, e o Secretário de Administração Municipal, Sr. Emerson Rech, para apresentar proposta de projeto de Lei que cria um Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico em Prudentópolis.

A proposta da Aliança, tem como objetivo a institucionalização do CODESP – Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Prudentópolis, que acolherá as mais diversas instituições e representações do município para responder uma única questão: “Que Prudentópolis queremos para o futuro?”.

O CODESP, foi pensado com muita pesquisa em conselhos deste tipo existentes em cidades desenvolvidas do estado do Paraná, como por exemplo o CODEMED – Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Medianeira e o CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, mas também se buscou a experiência de organizações fora do Brasil, a exemplo de Medellin na Colômbia, com o CUEE – Comité Universidad Empresa Estado Medellín 2.0.

Todos estes conselhos estudados, têm em comum o mesmo funcionamento, criar ambientes de conversação sobre as realidades locais, projetar um cenário futuro para a cidade que se deseja, e planejar os caminhos e ações para alcançar este futuro almejado.

Um planejamento estratégico de longo prazo para definir os rumos de uma cidade, é possível e realizável a partir da união de entidades de diversos papéis e atuações sociais, junto com os governos locais e as instituições públicas, sendo o conselho este canal principal para a melhoria do ambiente local, seja na geração de recursos e riquezas, e na melhoria da qualidade de vida da cidade, promovendo um desenvolvimento sustentável.

O Sr. Prefeito Municipal, acolheu a proposta e ressaltou que este movimento da sociedade civil organizada é de suma importância para o futuro do município, e prontamente a encaminhou na mesma data à Câmara Municipal de Prudentópolis para que seja submetida à votação.

As entidades envolvidas, esperam que os vereadores municipais de Prudentópolis compartilhem do mesmo sentimento de responsabilidade cidadã, e trabalhem à favor de permitir que se possa PENSAR PRUDENTÓPOLIS A LONGO PRAZO, com ciência, tecnologia, inovação, construção de oportunidades para nossa população, ações de impacto econômico e relevância social e um Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico, que permita a manutenção e continuidade dos projetos relevantes ao desenvolvimento do município e da qualidade de vida local.

Elaborado com a contribuição da sociedade, a mesma que se pretende que seja a guardiã das visões e projetos de futuro da cidade, articulando a sociedade civil e os poderes constituídos, em um Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico, por meio da proposição de lei que o institucionalize como instrumento permanente.

A ALIANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PRUDENTÓPOLIS, inicialmente formada pela Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis – ACIAP, SINCOLSUL – Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias da Região Centro Sul do Paraná, Sindicato Rural de Prudentópolis, Associação dos Contabilistas de Prudentópolis, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná – Subseção de Prudentópolis, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Cooperativa CAMP, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Cooperativa Cresol e Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis, marca o início de uma nova era no associativismo e cooperativismo de Prudentópolis, reunindo entidades com objetivos sociais distintos em prol de um olhar para o futuro do meio econômico e social do qual fazem parte.

PRESIDENTES DE ENTIDADES SOCIAIS,

PARTICIPEM DA ALIANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PRUDENTÓPOLIS

Convidamos todas as entidades sociais e seus representantes a se fazerem aliados deste grupo e participarem ativamente das ações conjuntas. Bastando para isso entrar em contato com a Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis – ACIAP, pelo WhatsApp: (42) 9 9920-8404.

Renato Gonçalves dos Santos

Executivo da Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis – ACIAP

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
14º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo nublado
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da Sra. Tereza Bufoliski Ramos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Rosângela Maria Schafranski. Ocorrido ontem, aos 60 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Eufrozina Roika.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Anselmo Drugik.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Cecília Antoniuk Grande. 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Leonor Ferreira Schomberger.
  • Semana da árvore: com nova ação, Estado alcança 10 milhões de mudas distribuídas desde 2019
  • Rodovia das Cataratas terá interdição para lançamento de vigas em ponte e viaduto
  • Começam as obras de duplicação da rodovia que liga Ponta Grossa a Palmeira
  • Fazenda lança boletim com análise sobre como cenário econômico reflete no Paraná
  • Agência do trabalhador de Prudentópolis divulga vagas disponíveis.
  • Inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas estão abertas até 3 de outubro