O Paraná Clube é campeão da Segundona Santa Cruz! Nos pênaltis, o Tricolor venceu o Rio Branco, no estádio Gigante do Itiberê, e ficou com o título da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense em 2024.
No tempo normal, um grande jogo que terminou com vitória do Rio Branco por 2×1. Valdívia e Adiel marcaram os gols do Rio Branco, enquanto Ítalo fez o gol paranista.
Com 2×2 no agregado, a disputa foi para os pênaltis. O Paraná Clube converteu as cinco cobranças, enquanto o Rio Branco converteu quatro.
Rio Branco e Paraná Clube protagonizaram uma Final, com F maiúsculo mesmo. Uma grande partida no Gigante do Itiberê, com boas chances e emoção do início ao fim.
A primeira boa oportunidade da partida já resultou em gol. Foi aos 13 minutos que Saci foi lançado na ponta direita, partiu em velocidade e, já dentro da área, cruzou para Valdívia e o camisa 10 marcou o primeiro do Rio Branco. 1×0.
Depois do gol, o Rio Branco continuou dominando a partida, com boas chegadas de perigo, principalmente em construções com o atacante Bryam.
Mas o Paraná clube se encontrou na partida e terminou a primeira parte com maior domínio. Aos 27, o Tricolor finalizou pela primeira vez, com Lucas Schmidt, mas o chute de fora da área foi para fora.
O próprio Lucas protagonizou a melhor chance paranista da primeira etapa, logo no minuto seguinte. Ele estava bem posicionado na área e recebeu a bola após cruzamento. O chute cruzado foi forte, mas Filipe fez grande defesa, mandando para escanteio.
Aos 42, Cristiano cobrou escanteio e encontrou um companheiro dentro da área, mas a cabeçada passou por cima.
A segunda parte do jogo foi ainda mais movimentada. Em busca do gol para resolver ainda no tempo normal, o Paraná Clube tomou as ações da partida.
Aos 7 minutos, Ítalo finalizou de dentro da área e obrigou Filipe a fazer grande intervenção.
O Rio Branco acordou para o jogo, empurrado pela sua torcida. Aos 13, Biro encontrou bom passe para Valdívia, na entrada da área. Ele dominou e bateu de perna esquerda, para fora.
Cristiano, camisa 10 do Paraná, criou uma série de oportunidades em bola parada. Aos 17, ele mandou direto para o gol uma falta lateral. Filipe estava esperto e conseguiu boa defesa. Quatro minutos depois, mais uma chance de falta, desta vez na meia-lua. Filipe, novamente, fez boa defesa.
O empate paranista quase saiu aos 25, quando a defesa afastou mal e Robinho, frente a frente com o goleiro, furou e não conseguiu finalizar.
Pouco depois, Félix Jorge subiu mais que a defesa e cabeceou após cobrança de escanteio. Filipe tirou em cima da linha.
Aos 30, Brinquedo fez uma boa jogada pelo lado direito e cruzou para o meio da área. A defesa conseguiu afastar antes da chegada do atacante.
O empate do Paraná Clube veio aos 33. Robinho fez uma grande jogada, driblou o marcador dentro da área e rolou para Ítalo, que ajeitou e mandou para o fundo do gol. 1×1.
Quando parecia que o Paraná iria levar a taça no tempo normal, o Rio Branco marcou o segundo gol.
Aos 43, Radeche cruzou e Adiel dividiu com Sidão. A bola acabou entrando e o Rio Branco ficou novamente à frente no marcador. 2×1.
Como o primeiro jogo terminou 1×0 para o Paraná Clube, a decisão foi para os pênaltis. Na marca da cal, 5×4 para o Paraná Clube, o Campeão da Segundona Santa Cruz!