A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu, nesta quarta-feira (7), em Florianópolis, em Santa Catarina, o Prêmio Campeãs da Inovação, organizado pela revista Amanhã em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A Sanepar ficou em 1º lugar na categoria Estatais, que abrange empresas públicas e entidades filantrópicas dos mais diversos setores da economia. O Prêmio Campeãs da Inovação está na vigésima edição e este é o oitavo ano em que a Companhia recebe a premiação, sendo que a primeira vez foi em 2017.
Neste ano, a Sanepar apresentou o case das PPP’s – Parceria Público Privada na microrregião Centro Litoral. Esta é a primeira PPP da companhia. A empresa que arrematou o lote em 2023 será responsável por realizar investimentos de aproximadamente R$ 1,2 bilhão em esgotamento sanitário em 16 municípios. O trabalho será executado em um período de 24 anos por meio de uma modalidade de concessão administrativa.
Segundo o diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalício Risden Junior, a Sanepar tem um compromisso em buscar a excelência em seus serviços para promover a universalização do saneamento e busca na inovação o incentivo para conseguir chegar em 2033, distribuindo água tratada de qualidade para 100% e coleta e tratamento para 90% da população das cidades atendidas pela Companhia. “Para alcançar a universalização, a Sanepar inovou e buscou com a iniciativa privada uma parceria que já está em andamento no Litoral em 16 municípios”, destacou.
“O prêmio reforça a posição estratégica da Sanepar em promover a universalização com inovação e desenvolvimento sustentável por meio de parcerias estratégicas”, acrescentou Risden, que representou a companhia na cerimônia de premiação.
Além da PPP que está em andamento, a Sanepar pretende implantar mais uma parceria que vai abranger 112 municípios das regiões Leste e Oeste do Paraná. Risden disse que nestas parcerias o desafio maior é manter o padrão que qualidade da Sanepar na prestação dos serviços. Para conseguir isso, nos contratos firmados a exige metas de performance para as empresas contratadas alcançar eficiência e eficácia. Também participaram do evento de premiação os servidores Marisa Capriglioni e Christiano Marchiorato.
METODOLOGIA E PRÊMIO – A pesquisa Campeãs da Inovação, da revista Amanhã, adota a ferramenta Innovation Management Index, do Global Innovation Management Institute (Gimi), aplicada pelo IXL-Center, que fica em Cambridge, região de Boston, Estados Unidos. O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial por meio de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. As empresas contempladas participam da pesquisa respondendo um questionário integralmente em inglês, o qual é processado pela equipe do Gimi nos Estados Unidos.
Foto: Sanepar