Durante o mês de agosto, a PMPR, bem como o 16º BPM – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas, intensificou as ações voltadas ao “Agosto Lilás” que divulga a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Um dos trabalhos da Patrulha Maria da Penha do 16º BPM, durante o mês de agosto, foi prestar apoio a 10ª CIPM de Laranjeiras do Sul, onde realizou palestras para 7 municípios, entre eles: Laranjeiras do Sul, Laranjal, Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Cantagalo e Goioxim. Foram mais de 948 Km rodados e 989 pessoas recebidas.
O trabalho em rede, da Patrulha Maria da Penha e outros órgãos e instituições está sendo muito eficaz no combate a violência doméstica. Além das fiscalizações de medidas protetivas de urgência, das visitas preventivas, apoio em situações junto a secretaria da mulher, a equipe realiza diversas palestras informativas, com orientações essenciais não somente para as mulheres para a sociedade em geral, transmitindo conhecimento importantíssimo sobre a Lei Maria da Penha, as ações e auxílios existentes.
As ações não param, dando continuidade a série de palestras, em conformidade com as Operações SHAMAR e Mulher Segura, agora a temática é: “de Homem para Homem” com palestras e ações educativas para a conscientização e prevenção de crimes contra as mulheres. Em Guarapuava, a Patrulha Maria da Penha já iniciou o novo projeto levando informações para 74 masculinos, funcionários públicos municipais da Companhia de serviços de urbanização.
Polícia Militar do Paraná, Nós fazemos a diferença!
Comunicação social 16º Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas