No Dia Mundial da Saúde Mental, Sesa alerta para a atenção e cuidado no ambiente de trabalho

10 de outubro de 2024 às 16:25

Com o tema “É hora de priorizar a saúde mental no local de trabalho”, neste ano, o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) tem o objetivo de conscientizar a população que um cenário equilibrado, seguro e saudável pode atuar como fator de proteção. A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o cuidado e orienta os paranaenses sobre como podem procurar auxílio.

A importância de ambientes de trabalho seguros e saudáveis é o foco do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro. O tema “É hora de priorizar a saúde mental no local de trabalho” busca conscientizar a população e ressalta que um cenário equilibrado pode atuar como fator de proteção. A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para o cuidado e orienta os paranaenses sobre como podem procurar auxílio.

“Alertar os trabalhadores sobre ferramentas de apoio e onde podem encontrar ajuda dentro ou fora do ambiente de trabalho é de suma importância, tanto para a prevenção, como para a identificação precoce e reabilitação”, afirma a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Sesa, Suelen Gonçalo. “A saúde mental no ambiente de trabalho envolve muito mais do que simplesmente não ter doenças. É necessário reduzir os fatores de risco relacionados ao trabalho, desenvolvendo aspectos positivos, e entender as oportunidades e necessidades dos trabalhadores”, ressalta ela.

No Paraná, a atenção aos trabalhadores em relação a estes transtornos está disposta nos serviços da Linha de Cuidado em Saúde Mental, que é composta por diversos equipamentos no Estado, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná .

A Sesa dispõe 157 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diferentes modalidades, seis Unidades de Acolhimento (UA), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), que é a junção de um CAPS e uma UA de âmbito regional; além de 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental, 65 leitos em Serviço Hospitalar de Referência (leitos de saúde mental em hospitais gerais) e 1.683 leitos em Hospitais Especializados em Psiquiatria.

Ainda compõem a linha de cuidado as Unidades Básicas de Saúde, a Estratégia Saúde da Família e os Consultórios na Rua, que fazem parte da Atenção Primária, prestada à população pelos municípios.

Suelen Gonçalo reforça, ainda, que as pessoas devem procurar as unidades de saúde dos municípios, que atendem o paciente e, se necessário, compartilham o cuidado com outros pontos de atenção, o que inclui os Centros de Atenção Psicossocial, ambulatórios, equipes multiprofissionais.

PROBLEMA CRESCENTE – O Dia Mundial da Saúde Mental é uma iniciativa incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta sobre o crescente problema, resultante de ambientes laborais que não harmonizam as exigências profissionais com o bem-estar emocional.

Condições pouco saudáveis, incluindo o estigma, a discriminação e a exposição a riscos como o assédio e outras más condições, podem representar riscos significativos, afetando a saúde mental, a qualidade de vida geral e, consequentemente, a participação ou a produtividade no trabalho.

Segundo a OMS, em 2021, os transtornos mentais foram a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que o país possui uma das maiores taxas de depressão na América Latina. De acordo com o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), da Sesa, de 2017 a 2024 houve 954 notificações no Paraná para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT). Os dados são do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan),

Já o Observatório de Saúde e Segurança do INSS registrou 3.646 casos de afastamento acidentário de transtornos mentais relacionados ao trabalho no Estado, entre 2012 e 2022.

O Cest reforça, ainda, que todos os serviços de saúde, públicos ou privados, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS), são responsáveis pela notificação dos agravos relacionados ao trabalho.

“A identificação da relação entre adoecimento e trabalho é fundamental para garantir a proteção à saúde dos trabalhadores e melhorar as condições laborais. Reconhecer essa relação permite a implementação de medidas preventivas e assegura o direito à saúde dos trabalhadores”, diz a coordenadora técnica e psicóloga do Cest, Aline Guedes. “A subnotificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é um problema recorrente, prejudicando a eficácia das ações de vigilância e o controle de riscos”, afirma

FORÇA MUNDIAL – A Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu o Dia Mundial em 1992 para mostrar a necessidade desses cuidados, chamando atenção para o tema, que é de interesse público. Uma em cada oito pessoas mundo vive com este tipo de problema, o que pode afetar a sua saúde física, o bem-estar, a forma como se relaciona com os outros e os seus meios de subsistência.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná