Com dados até 20 de outubro, faltando mais de dois meses para fechar o ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já flagrou no Paraná mais excesso de peso neste ano do que em todo o ano de 2023. Ao considerar o mesmo período, foram localizadas 8,8 mil toneladas de excesso de peso, contra 6,9 mil toneladas no ano passado. Em todo o ano de 2023 inteiro, o número alcançou 8,7 mil toneladas.
As infrações, que danificam o pavimento e levam risco à segurança viária, foram localizadas dentro de um universo de mais de 105 mil fiscalizações a veículos de carga, realizadas diariamente pela PRF, em fiscalizações especializadas e de rotina. As fiscalizações de veículos de carga, em 2024, correspondem a 48% do total de veículos fiscalizados pela PRF no estado. Este ano, foram realizadas 1.464 autuações por excesso de peso no Paraná, o que corresponde a quase 5 flagrantes por dia.
“O excesso de peso, além de danificar o pavimento, pontes e viadutos, gera grande risco à segurança das pessoas, pois é comprometido o funcionamento do veículo e de seus equipamentos de segurança”, explica Diego Prestes, chefe da Seção de Operação da PRF Paraná. “Ao descer uma serra, por exemplo, ocorre um excesso de esforço pelo sistema de freios destes veículos, que passam a circular com uma velocidade maior do que a suportada pela via, levando a acidentes que geram verdadeiras tragédias familiares e sociais”.