Perda na produção causa impossibilidade de realização de Festa do Pêssego em Irati

13 de novembro de 2024 às 13:49

Perda na produção causa impossibilidade de realização de Festa do Pêssego em Irati 

A Prefeitura de Irati informa que, neste ano, a tradicional Festa do Pêssego, que aconteceria no mês de dezembro, não será realizada devido a uma severa perda na produção de pêssegos, que registrou uma queda de 70% em relação ao volume esperado.

O efeito das geadas intensas que ocorreram no inverno afetou moderadamente o desenvolvimento das gemas das frutíferas, o que comprometeu a colheita e inviabilizou a realização do evento.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Alessandro Trybek, o cenário climático em Irati causou danos irreparáveis. “As geadas desse ano foram muito intensas e afetaram diretamente a formação das gemas, que são essenciais para o desenvolvimento dos frutos.

Esse processo afeta diretamente a quantidade e desenvolvimento dos pêssegos, limitando o volume disponível para a colheita e para a realização da Festa do Pêssego”, esclarece o secretário.

O Prefeito Jorge Derbli lamenta profundamente o ocorrido e reitera o compromisso com os produtores locais. “A Festa do Pêssego é um dos eventos mais queridos pelo povo iratiense, um símbolo do trabalho e da dedicação dos nossos agricultores.

Infelizmente, este ano, as condições climáticas não permitiram que uma tradição fosse mantida, mas estamos empenhados em apoiar os produtores e buscar alternativas para que o que foi colhido seja comercializado”, afirmou.

Como alternativa, a Prefeitura disponibilizou um espaço para que os pêssegos sejam comercializados a partir do dia 18 de novembro na Feira do Produtor Iratiense.

Secretaria de Agricultura de Irati intensifica produção de mudas de pessegueiro com tecnologia da UFPel

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Irati anunciou que neste ano irá realizar uma enxertia de 1.600 mudas de porta-enxerto de pessegueiro.

Essas mudanças envolvem variedades de copa variadas, conforme a demanda dos fruticultores da região, em uma iniciativa que promove o fortalecimento da produção de frutas no município, para evitar os danos como ocorreram neste ano.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Antônio Sidnei Martins, o projeto teve início em 2018, quando sete seleções de porta-enxerto foram recebidas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Essas coincidências são resultado de cruzamentos controlados pelo Professor Dr. Valmor João Bianchi, dentro de um programa de melhoria de porta-enxertos voltados à cultura de pessegueiros e ameixeiras.

O principal foco da pesquisa foi desenvolver mudas mais resistentes ao nematóide das galhas (Meloidogyne spp.) e adaptadas às condições climáticas do sul do Brasil”, explica.

Após anos de desenvolvimento e propagação clonal por exercício, uma das seleções foi aprovada por sua resistência e capacidade de frutificação, marcando um avanço significativo para os pomares locais. “O processo de produção segue um cronograma específico.

Em janeiro, os frutos dos porta-enxertos são colhidos e, após a remoção da polpa, seus caroços são armazenados em areia. Em abril, os caroços são colocados em caixas com camadas alternadas de areia e armazenados em câmara fria a 5°C por 45 dias.

Em seguida, são plantados em canteiros para germinação e, quando alcançam de 5 a 10 cm, são transplantados para o solo. A enxertia por borbulhia é realizada em novembro, e, em julho do ano seguinte, as mudas são podadas, retiradas do solo e distribuídas aos fruticultores para a criação de novos pomares”, finaliza.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
21º
Chuva
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Matilde Maria Aparecida De Lima
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • Adesão obrigatória da nota fiscal eletrônica do produtor rural é prorrogada para julho
  • Após resgate em residência, IAT devolve tamanduá-mirim para a natureza
  • Selfie e agilidade: Detran-PR lança autobiometria para atualização de foto da CNH
  • Sicredi estreia nova fase de campanha focando o relacionamento humano
  • Fernandes Pinheiro realizará diagnóstico para futuro planejamento da implantação do SUSAF
  • Apostador de Ivaí acerta a quina da Mega-Sena e fatura prêmio de R$ 41 mil