Rodovia de Bituruna terá investimento de R$ 20 milhões para recuperar danos da chuva

12 de dezembro de 2024 às 16:10

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final do edital da obra de recuperação de seis segmentos da PR-170 em Bituruna, na região Sul do Estado, entre o km 473,084 e o km 487,840.

São serviços de contenção e estabilização de taludes, recomposição de pista e mitigação dos danos ambientais causados pelo escorregamento de materiais.

Após análise de recursos, foi declarado vencedor o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e Engmetria Engenharia Ltda., com proposta de preço negociada de R$ 20.198.000,00 e por ter apresentado a documentação exigida pela licitação.

No segmento 01, que fica no km 487,840, será feito o retaludamento com material rochoso, e uma chave granular na base do talude, para maior estabilidade.

No segmento 02, km 486,201, além do retaludamento será recomposto e aprimorado o sistema de drenagem danificado pelas chuvas. Nos segmentos 03, 04 e 05, km 484,542, km 478,841 e km 474,107, respectivamente, será estabilizado o talude com muros de gabião.

Por último, no segmento 06, km 473,084, será feito o retaludamento com material rochoso e a chave granular, e também instalada tela metálica de alta resistência.

O edital utiliza a modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto da obra e execução dos serviços em uma mesma empreitada.

Portanto, as atividades deverão iniciar com a realização de sondagens e ensaios geotécnicos, a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, que devem confirmar as soluções, ou oferecer opções ainda melhores para correção dos danos.

O prazo de execução é de 455 dias, sendo 90 dias para estudos e projetos, e 365 para os trabalhos no trecho.

CHUVAS – A rodovia sofreu vários danos devido ao excesso de chuvas na região. Somente em outubro de 2023 foi registrada precipitação máxima de 564,77 milímetros, superando o registro histórico para este mês ao longo de quase 30 anos.

Com isso aconteceu o encharcamento do solo e sobrecarga do sistema de drenagem de águas, levando aos danos nesses seis segmentos.

A rodovia já havia passado por reformas após danos causados pelas chuvas no final de 2022, no km 473 e km 487.

Na ocasião foram recuperados os taludes e implantados sistemas de drenagem para lidar com as chuvas então registradas, de 305 milímetros no mês de outubro, quase metade da chuva que caiu um ano depois, voltando a danificar os locais recuperados.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
20º
Tempo nublado
Curitiba
25º
Chuvas esparsas
Londrina
22º
Tempo nublado
União da Vitória
23º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Juraci de Freitas Poli.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Antonio Kuzma Sobrinho aos 40 anos
  • É com pesar que o Portal Nossa Gente comunica o falecimento do radialista Sr Nilton Martins de Campos aos 78 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Helena Pereira Paiva aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Herondina Neves da Rocha Pichek aos 90 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Matilde Maria Aparecida De Lima
  • Educação: Prefeitura de Prudentópolis realiza abertura do Ano Letivo de 2025. VÍDEO!
  • Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso, aponta previsão do Simepar
  • Motorista morre após caminhão carregado com batatas tombar na BR-277
  • Procon-PR notifica bancos que financiam carros usados ou seminovos
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ vai inaugurar nova agência na cidade de Paula Freitas
  • Via Araucária prossegue com atividades de manutenção em diversos trechos