Cracóvia de Prudentópolis, no Paraná, agora tem Indicação Geográfica (IG)

21 de janeiro de 2025 às 13:34

Município, considerado o mais ucraniano do Brasil, tem na Cracóvia um símbolo de sua identidade cultural e econômica, impulsionando setores como turismo e gastronomia

Por ASN PR

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu, nesta terça-feira (21), o registro (nº BR402023000016-5) de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência, para a cracóvia de Prudentópolis, na região Centro-Sul do Paraná.

Produzida desde a década de 1960 por descendentes de imigrantes ucranianos, a cracóvia é um embutido feito com carne suína nobre, magra e selecionada, que não pode ser congelada, alho, sal, pimenta e especiarias.

Após embalada, passa por um processo de defumação moderada, seguido de resfriamento por um período mínimo de 12 horas.

O presidente da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), Marcos Machulek, reforça que a obtenção do registro de IG para a cracóvia de Prudentópolis é uma conquista histórica, que reconhece o trabalho árduo e a tradição dos produtores.

“Esse selo reforça não apenas a qualidade e a autenticidade do nosso produto, mas também evidencia a força do associativismo na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia regional.

A união dos produtores foi fundamental para alcançarmos esse marco, garantindo que a Cracóvia de Prudentópolis seja reconhecida e apreciada em todo o País, com a chancela de sua origem e excelência”, cita.

O depósito de pedido foi realizado pela Apep, em setembro de 2023, sendo que a sensibilização dos produtores para a busca da IG começou em 2020, por meio de uma iniciativa do Sebrae/PR, com o apoio da Prefeitura Municipal, Unicentro e da Apep, que foi fundada e se fortaleceu durante o processo. Sebrae/PR, Sicredi e Prefeitura também fizeram aportes financeiros no projeto.

Para a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, o reconhecimento do INPI fortalece a tradição local, garantindo mais visibilidade e valorização para o produto.

“O estudo para a busca da IG para a Cracóvia de Prudentópolis comprovou a notoriedade do produto, sua fama, a delimitação geográfica, entre outros fatores.

Os produtores já estavam organizados, seguindo o Caderno de Especificações Técnicas, mas o reconhecimento por parte do INPI coloca o Município no radar das IGs, agregando ainda mais valor à Cracóvia”, explica.

Os próximos passos, segundo ela, envolvem trabalhar em conjunto com o grupo de produtores para expandir o mercado, fortalecer a IG e incentivar o associativismo.

De acordo com ela, a obtenção da IG impulsiona o desenvolvimento territorial, beneficiando setores indiretos como o turismo e o comércio, com impactos positivos na geração de emprego e renda.

Relevância

A Indicação Geográfica (IG) é importante para os pequenos negócios, pois é considerada um diferencial competitivo. Além disso, esse signo permite a valorização dos produtos tradicionais brasileiros e a herança histórico-cultural, protegendo as regiões produtoras.

Nesse contexto, o legado agrega à área de produção definida tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade.

A maior parte das Indicações Geográficas é formada pelos pequenos negócios, segundo levantamento do Sebrae.

O reconhecimento de uma IG, no Brasil, é obtido por meio de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Hoje o País possui Indicações Geográficas em vários setores, como vinhos, artesanatos, cafés, queijos, frutas, entre outros.

Paraná

O ano de 2025 começou com mais sabores e reconhecimento no Estado. No dia 14 de janeiro, o INPI concedeu a IG das broas de centeio de Curitiba, registro que engloba os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais e Piraquara.

Prudentópolis
18º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Tempo limpo
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É  com pesar que o Paf e a funerária Anjo Gabriel comunicam o falecimento da jovem Gisele Papirniak aos 20 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Miguel Novak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Sedorko Kinach
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Valdeci Surek aos 56 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Queila Aparecida  de Azevedo Ivascho aos 47 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Tecla Barabasz Klaczek
  • Astroturismo: Parque de Vila Velha tem programação especial para observação de planetas
  • Cracóvia de Prudentópolis, no Paraná, agora tem Indicação Geográfica (IG)
  • Pesquisa da Unioeste estuda como transformar cabelo humano em adubo
  • Advogado prudentopolitano, em conjunto com outros juristas, lança obra inovadora abordando a proteção das pessoas com deficiência
  • Empresa Neovia realiza serviços de poda de árvores na BR-277 com interdição parcial da rodovia
  • Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Ivaí e Rio AZUL