Prefeitura de Irati resgata cães em situação de maus-tratos

28 de fevereiro de 2025 às 11:17

Ação conjunta envolveu a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela Defesa Animal, realizou na tarde de quarta-feira (26) uma operação de resgate de nove cães que estavam vivendo em condições de extrema sujeira e maus-tratos em um barracão na área central da cidade.

A ação foi desencadeada após uma denúncia registrada na Ouvidoria Municipal e contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A Secretária do Meio Ambiente, Jaqueline Caetano, explicou que a equipe foi inicialmente até o local para cumprir uma ordem judicial de limpeza da área. No entanto, ao chegar lá, constatou a situação de maus-tratos, o que levou à mobilização imediata das autoridades para o resgate dos animais. “Tivemos sorte das duas denúncias terem chegado juntas e conseguimos fazer essa força-tarefa envolvendo a Polícia Militar e a equipe da Defesa Animal para intervir no local”, afirmou.

De acordo com a Médica Veterinária responsável pelas ações da Defesa Animal no município, Daniela Kuczar, os cães estavam presos dentro da propriedade, sem alimentação adequada, com pouca água e expostos a um ambiente insalubre. “Encontramos muitos dejetos, água contaminada e larvas de mosquito-da-dengue no local. O estado corporal dos animais era muito baixo, apresentando sinais de negligência”, relatou.

A suspeita é de que os cães, que são de raças nobres, estivessem sendo explorados para a reprodução e venda de filhotes, caracterizando uma prática cruel. Com autorização judicial, as equipes entraram no barracão e realizaram o resgate dos animais.

Agora, os cães receberam banho e tosa e foram encaminhados para lares temporários, onde estão sendo tratados com os cuidados necessários. Além do resgate, foi feita a retirada dos resíduos do local, atendendo à determinação judicial.

A Prefeitura de Irati reforça a importância das denúncias para combater maus-tratos e garantir a proteção dos animais no município.

Caso presencie situações de abandono ou violência contra animais, denuncie. A Ouvidoria Municipal pode ser acionada pelo telefone (42) 3132-6153.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Antonia Gardasz Gryszyszyn aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026
  • Deputado Rodrigo Estacho participa da festa religiosa em Barra Bonita interior de Prudentópolis
  • Prova do concurso do Corpo de Bombeiros acontece nesse domingo em 12 cidades
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997