Guto Silva destaca o projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-218, ligando os municípios de Querência do Norte a Icaraíma

11 de março de 2025 às 19:21

Estado contrata projetos para ponte sobre Rio Ivaí e pavimentação da PR-218

O Governo do Paraná lançou segunda-feira (10), por meio da Secretaria do Planejamento, um projeto estratégico para impulsionar o desenvolvimento da região Noroeste do Paraná, na chamada Costa Rica, entre os rios Paranapanema e Paraná.

A iniciativa engloba a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí, na PR-218, ligando os municípios de Querência do Norte a Icaraíma.

A estrutura terá tabuleiro de 10 metros de largura e 350 metros de extensão, permitindo a circulação de veículos de passeio, caminhões e ônibus. Também está prevista a pavimentação de 54 quilômetros da rodovia PR-218.

O projeto faz parte do compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Júnior em promover infraestrutura e integrar diferentes regiões do Paraná, gerando oportunidades de crescimento, emprego e qualidade de vida para a população.

Com investimento inicial de R$ 5,8 milhões para os projetos, detalhados na ordem de serviço emitida pela Paraná Projetos, serviço autônomo da SEPL, a obra visa transformar a logística, o turismo e a economia local.

A ordem de serviço envolve a contratação da empresa para a prestação de Serviços em Engenharia e Arquitetura para Elaboração de Anteprojetos, Projetos Básicos, Projetos Executivos, Projetos Complementares e Compatibilização BIM.

Durante a assinatura, que contou com a presença do secretário do Turismo, Márcio Nunes; dos prefeitos de Querência do Norte, Alex Fernandes; de Icaraíma, Devair Fabris; e do deputado estadual Gugu Bueno.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, enfatizou o impacto regional da obra. “Essa é uma obra de conexão regional extremamente importante, também com Mato Grosso do Sul, com compromisso com o turismo da região, mas, sobretudo, de integrar todo o cenário produtivo dessa região que tem servido recursos importantes para transformar a realidade dos municípios”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa é de que os projetos sejam concluídos até julho para, em seguida, iniciar o processo de licitação.

Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, destacou a relevância estratégica da infraestrutura para o crescimento do Paraná. “Hoje o Estado está financeiramente saudável e essa ponte e rodovia vão unir duas grandes regiões e fortalecer o turismo, porque o companheiro inseparável do turismo é a infraestrutura. Sem infraestrutura, não há como o turista chegar”, disse ele, ressaltando que o projeto da Costa Rica envolve 20 municípios.

O prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes, falou sobre a transformação logística que o projeto trará para a região. “Para nós, é uma questão de logística, tanto da produção agrícola – Querência é o maior produtor de arroz do Paraná – quanto para o turismo local, com praias de água doce e portos. Além disso, vai ajudar na saúde, reduzindo o trajeto dos nossos pacientes e na segurança pública ao ligar bases policiais de Icaraíma com a nossa base em Terra Rica”, disse ele.

O prefeito de Icaraíma, Devair Fabris, também celebrou o projeto. “Para nós, é uma vitória. Estamos desenvolvendo o turismo no Porto Camargo e em Icaraíma e essa ligação também facilitará o escoamento da agricultura e o acesso da população.

É algo que esperávamos há décadas. Graças a esse governo municipalista, está se tornando realidade”, comentou.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava