Deputada Cristina Silvestri lidera debate sobre desafios da nefrologia e propõe Frente Parlamentar

12 de março de 2025 às 10:16

Deputada Cristina Silvestri lidera debate sobre desafios da nefrologia e propõe Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (11) a audiência pública “Dia Mundial do Rim e os Desafios da Nefrologia no Paraná”, por iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP).

O evento reforçou a importância do diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC), que afeta mais de 20 milhões de brasileiros – cerca de 10% da população – e muitas vezes evolui de forma silenciosa, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado.

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 13 de março, a campanha deste ano traz o tema “Seus rins estão ok? Faça o exame de creatinina para saber!”, alertando sobre a necessidade de exames preventivos. Cristina Silvestri destacou a urgência de ampliar o atendimento e garantir que exames essenciais cheguem a mais paranaenses, especialmente no interior do estado. “Queremos levar mais atendimento e proporcionar exames para o diagnóstico precoce, principalmente no interior do Paraná.

Hoje, muitos descobrem a doença em estágio avançado. Além disso, os recursos do governo federal não cobrem os custos, o que tem levado ao fechamento de clínicas. Precisamos de avanços concretos”.

Uma das principais propostas debatidas foi a criação da Frente Parlamentar da Nefrologia na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Essa Frente terá um papel fundamental para garantir avanços na área, viabilizando melhor financiamento, aprimoramento no atendimento e ampliação do acesso aos tratamentos”, explicou a deputada Cristina.

 ESPECIALISTAS

 René Santos Neto, presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, reconheceu avanços recentes, como o cofinanciamento estadual que aumentou em 15% a tabela dos procedimentos, ajudando a reduzir o déficit financeiro das clínicas.

No entanto, ele ressaltou a necessidade de ampliar o acesso a exames e melhorar a interpretação dos resultados.

 O nefrologista Paulo Henrique Fraxino, vice-presidente Sul da Sociedade Brasileira de Nefrologia, chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais. “O diagnóstico precoce é fundamental.

Em todo o mundo, 10% da população tem doença renal crônica não diagnosticada.

Precisamos focar nos grupos de risco, como diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com doenças autoimunes”.

 Outro ponto crítico abordado foi o financiamento da diálise. Ricardo Akel, vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, ressaltou que a tabela do Ministério da Saúde está desatualizada há mais de 23 anos.

“É essencial um planejamento estratégico para integrar as ações das equipes de Saúde da Família, clínicas de diálise e serviços de transplante renal”.

PRESENÇAS

A audiência ainda contou com a participação da deputada Maria Victoria (PP) e dos deputados Dr. Leônidas (CDN) e Tercílio Turini (MDB). O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, José Moura Neto, contribuiu por meio de vídeo. Também foram transmitidos depoimentos de pacientes renais que estão em tratamento.

Gabriela Siqueira
Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Thiago Agibert
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do jovem Yanke dos Santos Oliveira aos 25 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Edeumar Eleuterio Dos Santos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Lucia Marcinek Dolnei
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados
  • Diocese manifesta seu profundo pesar pelas trágicas mortes ocorridas durante a festa na Comunidade Santa Rita de Cássia, no interior do município de Guarapuava