Prefeito Adelmo Klosowski, participa de audiência publica em defesa dos fumicultores

16 de abril de 2025 às 16:39

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski, esteve em Curitiba nesta terça-feira (15), onde participou da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em defesa dos fumicultores paranaenses.

O encontro discutiu o Projeto de Lei 119/2023, que trata da mudança nas regras de classificação do tabaco, buscando garantir mais justiça e transparência no processo de comercialização.

Adelmo esteve acompanhado de vereadores do município e do secretário municipal de Agricultura, Claudinei Beló, reforçando o apoio institucional da Prefeitura de Prudentópolis aos produtores rurais, especialmente aos que atuam na cadeia produtiva do tabaco — atividade de grande relevância econômica para o município e para todo o Estado.

Na safra 2023/2024, Prudentópolis ocupa o 10º lugar no ranking nacional de produção de tabaco, com 1.433 produtores e uma produção total de 9.585 toneladas. Os números refletem a importância da fumicultura como fonte de sustento para centenas de famílias do município.

“Nosso papel como gestores públicos é estar ao lado dos agricultores, ouvindo suas demandas e buscando soluções justas. Acompanhamos essa discussão com muito interesse, porque sabemos da importância da fumicultura para a nossa economia e para a vida das famílias que dela dependem”, destacou o prefeito.

A proposta debatida na Alep visa permitir que a classificação do tabaco – processo que define a qualidade e o preço pago ao produtor – seja realizada diretamente nas propriedades rurais, oferecendo mais autonomia aos fumicultores e permitindo que acompanhem e, se necessário, contestem a avaliação da sua produção.

A presença do prefeito Adelmo, do secretário Claudinei Beló e dos vereadores prudentopolitanos na audiência reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento das cadeias produtivas do campo. “Estamos atentos a tudo o que possa impactar a vida no campo. Apoiar o agricultor é apoiar o desenvolvimento de Prudentópolis”, concluiu Adelmo.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Dante Luiz Polli
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do menor Vinicius Gabriel Bini Alexandre.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Arcenia Lachovicz aos 98 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento de Lurdes Pastochenko Ferreira aos 52 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr Francisco Viniski aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Carlito Kaczurouski
  • Missão leva acolhimento e esperança à Comunidade São Francisco de Assis, em Prudentópolis
  • Falece o diácono Renato Marochi em Irati
  • 5º Evento da Agricultura Moderna será realizado em Eduardo Chaves interior de Prudentópolis
  • Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado
  • Cooperativas da Cresol no Paraná filiam-se a Ocepar
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra recorde de participação nas assembleias de 2025