Médico Dr Rui Ferro publica nota de repúdio à direção da Santa Casa de Prudentópolis

22 de abril de 2025 às 19:20
NOTA DE REPÚDIO À DIREÇÃO DA SANTA CASA DE PRUDENTÓPOLIS
Ontem fui impedido de ver um paciente do interior no perímetro da Santa Casa de Prudentópolis.
Na verdade, eu apenas fiz um pedido de radiografia pra o paciente fazer particular, que foi negado, e queriam encaminhar o paciente pra fora (o que não seria o caso).
Eu só queria ver a radiografia e de onde estivesse poderia prescrever (uma vez que o atendimento por telemedicina já é regulamentado, e mesmo de Guarapuava eu poderia enviar a receita eletrônica).
O fato de eu ter que ver o paciente se deu em razão de não haver ao menos uma radiografia.
Não que eu queira ter nenhum contato com a atual gestão e com pessoas que se declararam (gratuitamente) meus desafetos, mas já estaria de bom tamanho que eu pudesse ver o paciente na recepção, ali onde o público em geral tem acesso, estava frio, e o paciente somente precisava de um lugar, poderia ser num posto de gasolina ou debaixo de uma árvore, ou, mesmo com frio, numa praça (onde de fato foi realizada a consulta)
Saí de Guarapuava às 19h0min e somente consegui chegar às 23h30min e atendi a criança na praça de frente ao Bradesco, perto da Farmassim, examinei, fiz a consulta e prescrevi.
Pois bem. Não foi a primeira vez.
A primeira vez que fui impedido de entrar na Santa Casa foi por determinação de uma pessoa amarga da secretaria de saúde, internei um amigo da Cachoeirinha, e no outro fui impedido de vê-lo. Infelizmente, poucos dias após, faleceu na UTI.
Há pouco tempo, a família de paciente também do interior, pagou consulta no PAF apenas para pedir que eu fosse vê-lo na UTI, tomar conhecimento do caso e dar uma segunda opinião (como prevê o Ministério da Saúde).
Solicitei a visita do doente formalmente, citei os dispositivos legais que prevê que todo e qualquer paciente tem direito à visita do seu médico pessoal, mas foi-me informado de que seria passado para o “jurídico” que haveria de dar uma decisão, concedendo (ou não) esse direito ao paciente. Não houve resposta.
Desse modo, presumo que se minha mãe estiver hospitalizada na Santa Casa eu não teria o direito como cidadão de visitá-la, uma vez que sequer tive direito à visita (como pessoa e não como médico) aos pacientes que tentei ver.
Nem no horário de visita me foi permito vê-los.
A pretensão do atual provedor já foi manifesta na internet nos tempos da eleição: me expulsar com minha família de Prudentópolis.
Esse senhor já declarou que deveriam me devolver à “querência” de onde vim. Mas falta-lhe muito pra dar conta dessa pretensão, e seu problema vai muito mais além da falta de coragem.
Felizmente o senhor Provedor nunca foi nem será homem suficientemente pra isso, e decerto ele nunca esteve nos meus planos e projetos para a saúde de Prudentópolis, e dele eu nunca quis nem o voto.
Da Santa Casa tenho a triste lembrança de chegar às 19h pra começar o plantão e ter gente esperando desde às 14h.
Enquanto eu estiver vivo e houver um paciente aí eu estarei exercendo a profissão que elegi desde a minha primeira mocidade, mesmo que seja numa praça ou debaixo de uma árvore, meu ofício é maior do que amargura de gente que eu tive o desprazer de conhecer.
Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Parcialmente nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
25º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Goretti Zaiats.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Julia Korchak Ramos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Dante Luiz Polli
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do menor Vinicius Gabriel Bini Alexandre.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Arcenia Lachovicz aos 98 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento de Lurdes Pastochenko Ferreira aos 52 anos de idade.
  • Virada no tempo: Paraná deve registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira
  • Médico Dr Rui Ferro publica nota de repúdio à direção da Santa Casa de Prudentópolis
  • Missão leva acolhimento e esperança à Comunidade São Francisco de Assis, em Prudentópolis
  • Falece o diácono Renato Marochi em Irati
  • 5º Evento da Agricultura Moderna será realizado em Eduardo Chaves interior de Prudentópolis
  • Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado