O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa. O nome dele, escolhido hoje no conclave e foi anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.
O que aconteceu
Pontífice usará o nome de Leão 14. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica. “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”), afirmou.
Primeira aparição e bênção. Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro.
Ele lembrou do papa Francisco e saudou a “todos que precisam da nossa caridade, presença, diálogo e amor”.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost se formou em matemática antes de decidir virar padre, aos 22 anos. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.
Novo papa tem cidadania peruana e citou ao país durante a sua primeira bênção. Prevost, que chamou os peruanos de “um povo fiel”, voltou ao país latino como bispo de Chiclayo em 2014 e ganhou a cidadania no ano seguinte.
O novo pontífice é considerado “um moderado construtor de pontes”. Segundo especialistas, ele era um dos cardeais com maior chance de conseguir o cargo.