Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivo

12 de maio de 2025 às 15:21

A duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central, um investimento de R$ 514.230.020,00, avança nas etapas de elaboração de projeto executivo de engenharia e programas ambientais. A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e contempla um trecho de 45,5 quilômetros.

Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto executivo. Após ele ser aprovado, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 660 dias (22 meses) para execução.

Nesta etapa inicial também iniciam as atividades dos programas ambientais, que incluem monitoramento de qualidade de água, controle de supressão vegetal e resgate de flora, compensação por supressão de vegetação, e o afugentamento, resgate e salvamento da flora, entre outros, executados ao longo de toda a obra.

O consórcio executor também trabalha na implantação do canteiro de obras e mobilização de pessoal e equipamentos, devendo executar em breve os serviços iniciais de terraplenagem da nova pista e implantação do sistema de drenagem de águas.

OBRA – Está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego, em pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos.

A pista existente vai receber melhorias no pavimento asfáltico, que será aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto, técnica de restauração rodoviária conhecida como whitetopping. Também serão utilizadas placas de 22 centímetros de espessura.

Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro será no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois novos viadutos de Pitanga.

Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes. Uma delas sobre o Rio Carazinho, no trecho entre a PR-456 e a PR-820 (acesso para Boa Ventura de São Roque). A segunda ficará sobre o Rio Bonito, próximo ao entroncamento com a PR-820.

O projeto contempla nove retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Há 45 anos, Papa João Paulo II arrastava a maior multidão da história do Paraná
  • Servidor de Guarapuava publica pesquisa sobre governança pública digital
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE