UEPG recebe terceira cientista ucraniana para desenvolvimento de pesquisas na poesia

14 de maio de 2025 às 10:07

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora tem três cientistas ucranianas, por meio do Programa Paranaense de Acolhida, promovido pela Fundação Araucária. Yaroslava Muravetska foi recepcionada pela instituição nesta semana na Sala dos Conselhos Helena Kolody, Campus Uvaranas.

A pesquisadora desembarcou no Brasil no último sábado (10) e atuará na área de poesia, literatura e Inteligência Artificial, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel).

Yara, como prefere ser chamada, atua no Instituto Taras Shevchenko de Literatura, Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, que fica em Kiev, capital do país.

A área de pesquisa envolve preservação e digitalização de poesias. No Brasil, ela pretende estudar e identificar paralelos entre a língua portuguesa e a ucraniana, por meio se sistemas de IA.

“Estou muito feliz por estar aqui na UEPG. Como pesquisadora literária da Ucrânia, aprendi a importância de proteger a memória, por meio da preservação e digitalização de arquivos, e acredito que o diálogo cultural entre os países está se tornando cada vez mais essencial”, afirmou.

A pesquisa de Yara se baseia no trabalho de Vira Vovk, escritora, poeta e tradutora brasileira-ucraniana, que ao longo de décadas fez paralelos sobre a literatura dos dois países. “Eu espero continuar explorando essas conexões e estudar como a inteligência artificial pode nos ajudar a compreender poesia em diferentes idiomas. Sou verdadeiramente grata por realizar pesquisas em um lugar tão acolhedor e seguro”, completou.

Na UEPG, a pesquisadora tem apoio da equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI), colegas, professores, Reitoria e da orientadora do PPGel, professora Lucimar Araújo Braga. “No nosso Programa, não temos uma pesquisa voltada para a IA, então o objetivo é fazer alguma proposta de projeto que a gente possa utilizar esse banco de dados que ela está fazendo”, destacou.

Os planos também abrangem pesquisas futuras, de acordo com ela. “É uma pesquisa muito interessante e o que ela conseguir desenvolver a gente vai fazer o possível para ajudá-la, buscando parceria com outros cursos, por exemplo, e explorando outras línguas”, completou.

Na recepção no prédio da Reitoria, estiveram presentes o reitor, Miguel Sanches Neto, e o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate. “A sala em que estamos chama-se Helena Kolody, uma poeta de origem eslava, o que mostra nossa profunda conexão com os povos desta região. Esperamos que você tenha sucesso nas suas pesquisas por aqui”, afirmou Neto.

Ao final da recepção, Yara recebeu boas-vindas de duas conterrâneas, Lesia Zolota e Svitlana Borysenko, ambas cientistas acolhidas pela UEPG, em dezembro de 2022 e novembro de 2024, respectivamente.

O Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianos é promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e acolhe pesquisadores e suas famílias desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em 2022, em instituições de ensino superior no Paraná.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Inez Sueli Conrado Bonetti aos 66 anos de idade.
  • Prefeitura de Prudentópolis lamenta a morte do ex vereador Bodan Antonio
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Lucia Kluczkoviski aos 58 anos de idade
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Vicente Vilczak
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Teofilo Korczagim.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Selina Czuvys
  • UEPG recebe terceira cientista ucraniana para desenvolvimento de pesquisas na poesia
  • Maio Amarelo: Saúde alerta para impactos dos sinistros de trânsito para o SUS
  • Tiago Agibert recebe emocionante homenagem da Associação Dos Tenistas De Prudentópolis
  • O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa.
  • Acadêmico cego conclui graduação em Ciência da Computação na Unioeste
  • Via Araucária capacita equipe para atendimento a animais atropelados