Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie

3 de julho de 2025 às 21:38

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) identificaram uma nova espécie de inseto, o Besouro Saltador dos Campos Gerais.

A descoberta é inédita no mundo e foi feita pela equipe do Laboratório de Genética e Evolução (Labgev), que utilizou técnicas de análise genética e de morfologia. Pequeno, com manchas vermelhas e brancas, o besouro tem presença em toda a região Sul e no estado de São Paulo.

O estudo foi conduzido pela professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Mara Cristina de Almeida, juntamente com os mestrandos Raylen Ramos e Bruno Begha.

Para realizar a análise, a equipe coletou cerca de 52 besouros em Itaiacoca, distrito a 32 km de Ponta Grossa. Levados a laboratório, após descrição e análise, a equipe classificou o inseto com o nome científico Alagoasa neoequestris sp. nov.

A descoberta da nova espécie se deu enquanto a equipe do laboratório pesquisava os Alticinis – besouros-saltadores ou besouros-pulga, que têm a grande de capacidade de saltar cerca de 30 vezes o próprio tamanho.

“Estávamos em campo, recolhendo estes besouros, e quando levamos para observação no laboratório vimos que eles tinham morfologias [forma e estrutura] muito semelhantes, mas a quantidade de cromossomos era muito diferente”, conta Mara.

Os pesquisadores encontraram duas espécies já conhecidas (a Omophoita communis e a Omophoita equestris), mas faltava entender a novidade. “Foi quando nos deparamos com uma terceira espécie, que era muito igual a essas duas em questão de estrutura.

Quando pedimos a identificação, percebemos que ainda não se tinha conhecimento deste besouro, e que tínhamos em mãos uma espécie nova”.

A descoberta, então, passou a fazer parte da pesquisa do Mestrado em Biologia Evolutiva de Raylen Ramos, em 2020. “Esse trabalho exigiu muita responsabilidade e provamos a cada etapa que era uma nova espécie. Quando eu escolhi fazer biologia, eu não imaginava que eu teria essa oportunidade. Foi um marco pra mim, uma conquista”, conta.

Raylen estudou o Besouro Saltador dos Campos Gerais geneticamente, determinou o número e o comportamento dos cromossomos na divisão celular, além de análises moleculares, que auxiliam os pesquisadores a separar as espécies. “Fazer pesquisa é desafiador, é trabalhoso, mas é incrível colocar os conhecimentos sobre genética e evolução na prática. E quando esses conhecimentos são para descrever uma nova espécie fica mais incrível ainda”, comemora a bióloga.

Para descrever de forma completa a nova espécie, Bruno Begha integrou a equipe na função de sistemata – pesquisador que estuda ou cria sistemas de classificação. “Meu papel foi auxiliar e verificar se a morfologia da espécie que estávamos trabalhando era única ou compatível com alguma espécie já descrita ou conhecida”, conta.

A equipe comparou as diferenças anatômicas entre os besouros, desde cor das asas e estruturas da cabeça e da genitália. “A genitália desses besouros funciona em um sistema ‘chave-fechadura’, em que a forma, tanto dos machos quanto das fêmeas, tende a ser única para cada espécie. Isso torna uma característica útil e comumente usada para identificar e registrar novas espécies”, completa.

O novo besouro já está nas revistas científicas. A fotografia do inseto virou capa da revista internacional Zoologischer Anzeiger, que trata de estudos da zoologia. “Ele é um besouro muito bonito, muito simpático, então ficamos muito felizes, porque é uma forma de reconhecimento”, destaca a professora Mara.

A docente trabalha com besouros há mais de 20 anos. “Ficamos muito felizes como docentes de ver o trabalho dos nossos alunos ser reconhecido, porque o trabalho científico depende de divulgação e publicação dos nossos trabalhos. É gratificante ver a evolução dos nossos alunos”, conclui.

O artigo da descoberta pode ser lido AQUI (em inglês).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Emilia Maiczuk aos 87 anos de idade.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • Besouro Saltador dos Campos Gerais: pesquisadores da UEPG descobrem nova espécie
  • Comunidade de Santa Teresinha, em Prudentópolis, celebra os 100 anos da canonização da padroeira com Missa presidida por Dom Amilton
  • Curitiba registrou nesta quarta-feira a 2ª temperatura máxima mais baixa desde 1997
  • Mais tecnologia: Estado entrega 25 mil tablets e 2,8 mil carrinhos de recarga para escolas
  • Boletim semanal confirma mais 1.382 casos de dengue e 13 mortes no Paraná
  • Sanepar implementa pagamento com cartão para evitar corte no fornecimento de água