Combate a quadrilhas gera redução de 75% nos roubos a bancos no Paraná de 2018 a 2024

29 de julho de 2025 às 13:27

O Paraná registrou queda de 75% nos roubos a instituições financeiras entre 2018 e 2024. Foram 24 ocorrências naquele ano e apenas seis no mais recente levantamento.

Com esse resultado, o Estado passou a figurar entre os cinco com menor número de crimes desse tipo no País. Na comparação entre 2023 e 2024, a redução foi de 38,5%, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o que reforça a tendência de queda contínua na modalidade.

A redução é resultado de uma política prioritária da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) no enfrentamento a organizações criminosas especializadas em ataques a bancos e carros-fortes.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribui os resultados à integração das forças policiais e ao planejamento estratégico implementado desde o início da atual gestão. “Os avanços que temos conquistado refletem o fortalecimento da inteligência policial, a atuação coordenada entre as corporações e o investimento constante promovido pelo governo Ratinho Junior”, disse.

OPERAÇÕES – Em janeiro de 2025, uma ação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na desarticulação de um grupo criminoso em Ponta Grossa. nos Campos Gerais.

Durante a operação, houve confronto armado, e os policiais apreenderam fuzis, uma metralhadora calibre .50, explosivos, um carro blindado e coletes à prova de balas.

Nos meses seguintes, a investigação avançou com novas ações em Foz do Iguaçu e Matinhos. Em abril, mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra suspeitos de integrar a mesma quadrilha.

Um dos alvos, investigado por envolvimento em um roubo à Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, foi preso em Foz do Iguaçu.

Em maio, sete integrantes de outro grupo criminoso foram presos durante operação conjunta das polícias do Paraná e de Santa Catarina, com prisões efetuadas em Maringá, Sarandi e Joinville.

Já em julho, uma nova operação integrada prendeu dez suspeitos de envolvimento na tentativa de roubo a uma agência do Banco Itaú em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ação foi realizada em Colombo, na mesma região, menos de uma semana após o crime. Na ocasião, foram apreendidos simulacros de armas, drogas, celulares e dinheiro em espécie.

INCIDENTE MARCANTE – Em 2022, as polícias do Paraná prenderam integrantes de uma quadrilha envolvida em um mega-assalto no estilo “novo cangaço”, em Guarapuava.

A ação criminosa durou cerca de quatro horas e mobilizou intensa resposta das forças de segurança. Um policial militar morreu, outro ficou ferido e um terceiro foi salvo por seu colete balístico.

“Esse incidente marcou a polícia do Paraná e é um exemplo da dedicação dos seus integrantes no combate ao crime organizado. Tornou-se também um estímulo para todos nós das forças de segurança, reforçando o compromisso de impedir a ação desses criminosos”, afirmou o secretário.

O combate a esse tipo de crime segue como prioridade da segurança pública estadual, com foco na desarticulação de quadrilhas, no uso da inteligência policial e na ampliação da integração entre as forças.

ANUÁRIO – Dados do 19º Anuário de Segurança Pública também mostram que homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, em relação a 2023.

O Paraná não tem nenhum município entre os mais violentos do País e está entre os seis com as menores taxas de mortes violentas intencionais, acima da média nacional.

Outro destaque é o volume de apreensão de drogas, com o Paraná responsável por mais de um terço de todos os entorpecentes retirados de circulação no Brasil no ano passado.

O Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg (769 toneladas) apreendidos, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Maria Tomaszewski Kuchnir aos 67 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796