Em defesa das Apaes, Cristina Silvestri reforça posicionamento contrário à ADI 7796

20 de agosto de 2025 às 15:47

Em defesa das Apaes, Cristina Silvestri reforça posicionamento contrário à ADI 7796

Na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (20), a deputada estadual Cristina Silvestri (PP) se posicionou contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que ameaça o funcionamento de escolas especializadas, como as Apaes.

Durante a audiência pública “10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os Impasses da ADI 7796”, a parlamentar defendeu o papel das escolas de educação especial.

“Não são apenas instituições de ensino. São verdadeiros lares de acolhimento, que, infelizmente, o poder público sozinho não tem sido capaz de assegurar.

Não podemos permitir que uma decisão jurídica, desconectada da realidade, imponha às famílias e às pessoas com deficiência a perda de um direito já conquistado”, disse Cristina Silvestri. A ADI 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), questiona duas leis paranaenses que garantem apoio técnico e financeiro do Estado a instituições sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

A audiência foi promovida pelo deputado Bazana (PSD) e reuniu autoridades políticas, comunidade escolar e famílias para debater os impactos da ADI.

Antes, foi realizada a Caminhada em Defesa das Escolas Especializadas do Paraná, que marcou o início das atividades. A mobilização integra a Semana da Pessoa com Deficiência, que busca dar visibilidade à luta por direitos, inclusão e dignidade.

A deputada Cristina vem defendendo, de forma constante, o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e o reconhecimento das escolas especializadas como parceiras essenciais do Estado.

Ela também tem contribuído com as Apaes com emendas parlamentares. Só em 2024 e 2025, a parlamentar direcionou mais de R$ 1,3 milhão para essas entidades em diversas cidades do estado.

Cristina Silvestri reforçou que seguirá acompanhando a tramitação da ADI e defendendo a manutenção da parceria entre o Estado e as Apaes, considerada por ela essencial para garantir dignidade e inclusão às pessoas com deficiência.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. Antonio Emidio aos 88 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. José Jair Neves aos 72 anos
  • É com pesar que a funerária São João e o plano Unipaz, comunicam o falecimento da Sra. Verônica Navroski Bohatczuk aos 90 anos
  • É com apesar que a Funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Agostinho Garbachevski
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796
  • 2ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná comemora aumento de público e recursos financeiros movimentados no setor turístico
  • Estado e Senac lançam livro de receitas do curso para merendeiras da rede estadual
  • De 29 à 31 de agosto Guarapuava vai sediar o Congresso Estadual da RCC
  • Com salários de até R$ 10,1 mil, BRDE abre concurso para vagas de ensino médio e superior