Detentos produzem mais de mil pares de chinelos por mês na Penitenciária de Foz do Iguaçu

29 de agosto de 2025 às 19:13

A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV) mantém, com apoio do Conselho da Comunidade local, uma fábrica que produz mais de mil pares de chinelos por mês, destinados ao abastecimento de todas as unidades penais da Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná em Foz do Iguaçu.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Conselho da Comunidade, responsável pela aquisição do maquinário. A PPPR fornece matéria-prima, mão de obra, espaço físico e realiza toda a logística de distribuição para as unidades prisionais.

Segundo o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, a parceria comprova a possibilidade de desenvolver soluções que geram economia para o Estado e promovem inclusão social a quem participa do sistema prisional: “A fábrica não é apenas um empreendimento; é uma ferramenta de ressocialização que alia qualidade a custos reduzidos”.

A unidade tem capacidade para produzir até 100 pares de chinelos por dia, mantendo um padrão de qualidade compatível ao mercado a um custo significativamente menor para o Estado.

Para o diretor da PEF IV, Marcos Alexandre de Jesus, o projeto representa um avanço importante. “Graças à atuação do Conselho da Comunidade e da Divisão de Produção e Desenvolvimento da Polícia Penal, conseguimos manter a fábrica ativa, com qualidade na produção, economia de recursos e oportunidade de ressocialização”, destaca.

Somente em agosto, foram entregues 1.120 pares para o Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu e cadeias públicas da região oeste. Os produtos, com numeração entre 35 e 43, atendem integralmente à demanda local.

Além de receberem remuneração, as pessoas privadas de liberdade que trabalham na fábrica têm direito à remição de pena, prevista pela Lei de Execuções Penais (Lei nº 7.210/1984). A cada três dias trabalhados, há redução de um dia no cumprimento da pena.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Julio Ternouski
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr. Antonio Emidio aos 88 anos
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras
  • Cresol é reconhecida entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina
  • Câmpus Avançado de Prudentópolis inicia 4ª edição do projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’
  • APAEs de Prudentópolis e Guamiranga realizaram carreata em defesa das escolas especializadas, manifestando-se contra a ADI 7796