Pastoral do Surdo promove encontro em Prudentópolis e reforça missão de inclusão na Igreja

1 de setembro de 2025 às 18:12

No último final de semana, a cidade de Prudentópolis acolheu, no Centro Social do Santuário Nossa Senhora das Graças, um encontro especial da Pastoral do Surdo, com o tema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.

O evento teve como objetivo levar a Palavra de Deus às pessoas surdas e fortalecer a inclusão delas dentro da Igreja, criando um espaço de partilha e aprendizado entre comunidades que já desenvolvem esta missão.

Segundo Vitor Nathan Castro de Assis, intérprete na Paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, a programação marcou a história da paróquia local.

“O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre surdos e intérpretes, vindos das paróquias de Pinhão, Guarapuava, Ponta Grossa, Carambeí e Prudentópolis.

Foi um momento significativo, especialmente porque, pela primeira vez, a paróquia local celebrou uma Santa Missa interpretada em Libras.

Foi uma experiência emocionante para a comunidade surda e motivo de alegria para o padre Itamar Turco, pároco da Paróquia São João Batista, que celebrou a Eucaristia”, destacou.

Após a missa e o almoço comunitário, a tarde foi dedicada a palestras que reforçaram a missão e os desafios da pastoral. Ricardo Lima, surdo e coordenador da Pastoral do Surdo de Pinhão, refletiu sobre “O que é a pastoral do surdo e qual o seu objetivo na Igreja”, sublinhando a importância da evangelização e da inclusão dos surdos em todas as atividades paroquiais.

Na sequência Maykol Ramos, intérprete guarapuavano residente em Campo Mourão, tratou do tema “A responsabilidade do surdo e do ouvinte dentro da pastoral dos surdo”.

Ele ressaltou que o apoio dos ouvintes é essencial, mas defendeu que os surdos assumam protagonismo na pastoral. E por fim, Luciano Ortiz, intérprete de Guarapuava, destacou a necessidade de explicar os significados das orações e passagens bíblicas aos surdos, para que compreendam plenamente a fé e não apenas repitam sinais.

De acordo com Vitor, a Diocese de Guarapuava conta atualmente com cerca de 20 intérpretes de Libras em atuação: “Em Guarapuava, são 11 intérpretes, que se concentram na Paróquia Santa Terezinha para a interpretação de missas.

Em Pinhão, oito intérpretes se dedicam a missas, novenas, retiros, vídeos do bispo diocesano Dom Amilton e eventos diocesanos, como o Jubileu da Juventude. Já em Prudentópolis, a jovem Renata é a única intérprete, responsável por iniciar a pastoral local e organizar encontros semanais de formação e partilha com a comunidade surda”.

A história de Vitor: fé e missão em Libras

Filho de intérprete e irmão de surda, Vitor encontrou cedo sua vocação. “Iniciei minha missão há cerca de um ano e meio, junto com o Valdoni Martins.

Desde então, buscamos sempre estar em formação e aprendizado, para alcançar nosso maior objetivo: evangelizar todos os surdos de nossa diocese. Interpreto missas, vídeos do bispo, retiros de jovens e outros encontros, sempre com a convicção de que a evangelização deve ser acessível a todos.

Como intérprete e membro da Pastoral, acredito que nosso chamado é romper barreiras e levar a Palavra de Deus de forma viva e inclusiva”.

Ele recorda ainda a origem da Pastoral do Surdo em Pinhão:  “A pastoral começou em 2003, com a professora Eolete, que sempre acompanhou e lutou pela vida dos surdos, sendo uma grande inspiração para mim.

Outra pessoa que me motiva muito é o padre Marcos, que sempre se importa com a inclusão, trazendo cursos e formações para nossa paróquia e apoiando nosso trabalho.

Em outubro, queremos realizar um grande encontro reunindo todos os surdos da diocese, com o intuito de incentivar que outras paróquias também iniciem essa missão, assim como nós fizemos”.

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento de Reginaldo José de Almeida aos 54 anos
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Maria Tomaszewski Kuchnir aos 67 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat  comunica o falecimento da Sra Adélia Luzeski Kretkowski aos 82 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr. Dirceu Schinaider aos 78 anos
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Alice Jeczmionka
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Adelar Ribas
  • O maior festival gastronômico do Brasil, Torresmofest, acontece  em Guarapuava
  • Pastoral do Surdo promove encontro em Prudentópolis e reforça missão de inclusão na Igreja
  • Vitorio Sorotiuk visita o prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal
  • Câmara de Curitiba homenagea com uma Moção de Congratulações e Aplausos, em celebração ao 34º aniversário da Independência da Ucrânia.
  • Em Ivaí CRÁS promove encontro com as gestantes
  • Copel adota medidas para proteger animais em obras