9 de dezembro de 2024 às 07:52

Com o rebaixamento do Athletico, o futebol paranaense ficará sem um representante na Série A após mais de 30 anos. A última vez em que nenhum clube do estado esteve na elite foi em 1990.
Em 1989, Furacão e Coxa acabaram caindo juntos à Segunda Divisão. Ambos tiveram maus desempenhos na primeira fase e precisariam disputar um torneio da morte. O Athletico fez oito jogos, mas não conseguiu atingir a pontuação para se livrar.
O Coritiba, no entanto, acabou rebaixado na "canetada" após perder por W.O. para o Santos, na última rodada da primeira fase, e sofrer uma punição severa da CBF. Relembre a história completa aqui.
O Rubro-Negro conseguiu voltar à Primeira Divisão na temporada seguinte, enquanto o Operário ficou bem próximo. Já o Alviverde subiu de volta apenas em 1993.
A dupla Atletiba caiu junta novamente em 1993 e voltou abraçada em 1995. Enquanto isso, o Paraná Clube seguiu dois anos como único representante paranaense na Série A nacional.
O Tricolor, no entanto, acabou caindo em 1999, mesmo atingindo pontuação suficiente, mas depois de uma norma que fez os clubes caírem por média de campeonatos anteriores.
Desde 2000, o Athletico só caiu mais uma vez, em 2011. O Coritiba sofreu novos rebaixamentos em 2005, 2009, 2017, 2020, 2023 e se tornou, junto de América-MG e Goiás, o time com mais quedas do Brasileirão.
Já o Paraná caiu em 2007, voltou em 2018, mas foi rebaixado na mesma temporada. Desde então, caiu para as Série C e D e está sem divisão nacional há dois anos.
Athletico e Coritiba viveram uma temporada desastrosa. O Coxa não brigou em nenhum momento pelo acesso à Série A em 2024, não tendo estado em nenhuma rodada no G4. A equipe, inclusive, fez sua pior campanha na Segundona da história.
Na Série B 2024, foi o Operário quem esteve mais próximo de subir, tendo chances matemáticas até a penúltima rodada.
Já o Furacão, em pleno ano do centenário, viveu altos e baixos dentro do Brasileirão. A equipe chegou a liderar o campeonato, mas uma sequência de três empates nos acréscimos culminou em uma crise com a saída do técnico Cuca. Chegou Varini que só teve uma vitória em nove jogos na Série A e que derrubou o time na classificação.
Por fim, Lucho González assumiu, teve tropeços no início, mas com o apoio do "pacto" da torcida, o Athletico voltou a vencer no Brasileirão e ganhou uma sobrevida. No entanto, não ter conquistado nenhuma vitória em confrontos decisivos na reta final, como contra Fluminense e Bragantino, culminou na segunda queda na era dos pontos corridos (a primeira foi em 2011).
Leia também

Esportes
Líder da Série Prata, Cândido Futsal anuncia Matheus Rocha, atleta com passagens pela Liga Nacional e competições de elite do futsal brasileiro
2 de julho de 2026 às 21:25

Esportes
Haaland decide, Noruega vence Costa do Marfim e vai pegar o Brasil
30 de junho de 2026 às 15:38

Esportes
Martinelli decide nos acréscimos e garante o Brasil nas oitavas da Copa do Mundo de 2026
29 de junho de 2026 às 19:16

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Líder da Série Prata, Cândido Futsal anuncia Matheus Rocha, atleta com passagens pela Liga Nacional e competições de elite do futsal brasileiro

Bombeiros do Paraná mantêm busca por sobreviventes na força-tarefa na Venezuela

APAE de Prudentópolis realizou uma visita à APAE de Lapa com o objetivo de conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo setor de Assistência Social,

Teste 2

Prefeito Adelmo fala sobre o andamento das obras da Arena Multiuso. VÍDEO!

Hospital Sagrado Coração de Jesus realiza Feijoada Solidária no dia 11 de julho

Faleceu em Prudentópolis aos 97 anos o Sr. Augusto Saviski patriarca da família Saviski

Notícia Teste Migração Flize - Não excluir

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Faleceu em Prudentópolis aos 97 anos o Sr. Augusto Saviski patriarca da família Saviski

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. João Domingos Pontarolo, mais conhecido como " Neninho".

É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Irene de Souza Hecht aos 79 anos.

É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr José Humberto dos Santos aos 49 anos.

É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Maria Joana Prates Penteado aos 90anos.