Terça-feira, 18 de Agosto de 2026

HomeEconomia Entre PáginasEntretenimentoEsportesGeralObituárioPolíciaPolíticaSaúdeTV Nossa Gente
Economia Entre PáginasEntretenimentoEsportesGeralObituárioPolíciaPolíticaSaúdeTV Nossa Gente
Publicidade
Geral

Dom Geremias Steinmetz participa do Sínodo Permanente da Igreja Greco-Católica Ucraniana em Prudentópolis

20 de fevereiro de 2026 às 11:59

Dom Geremias Steinmetz participa do Sínodo Permanente da Igreja Greco-Católica Ucraniana em Prudentópolis
Publicidade




























Na manhã desta quinta-feira, 19 de fevereiro, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, participou de uma das sessões do Sínodo Permanente da Igreja Greco-Católica Ucraniana, realizado em Prudentópolis (PR), com a presença do arcebispo maior, sua beatitude dom Sviatoslav Shevchuk, bispos ucranianos de vários países, o bispo da eparquia Imaculada Conceição, dom Meron Mazur, e os padres e religiosos locais.

Dom Geremias, juntamente com o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, foram acolhidos e apresentados pelo bispo anfitrião, dom Meron, e teve a oportunidade de dirigir uma palavra à assembleia.  

Em seu discurso, dom Geremias destacou a importância da comunhão entre as Igrejas de diferentes ritos e a riqueza da diversidade na unidade da fé católica.

 Ele recordou a presença histórica da Igreja Greco-Católica Ucraniana no Brasil, especialmente no Paraná, e a contribuição dessa tradição para a vida eclesial do país. 

“Desde o início, a Igreja no Brasil acolheu esse povo com atenção pastoral, e os bispos da Igreja Latina se empenharam em acompanhar e sustentar a comunidade ucraniana na vivência da fé e na preservação de seu rito e de sua espiritualidade”, afirmou dom Geremias. 

O arcebispo também enfatizou a convivência fraterna entre os bispos ucranianos e latinos, lembrando a participação ativa de dom Volodemer Koubetch, arcebispo da Metropolia São João Batista, e de dom Meron na vida do Regional Sul 2 e nas assembleias da CNBB. Segundo dom Geremias, essa comunhão é sinal da ação do Espírito Santo e expressão do desejo de Cristo pela unidade da Igreja. 

“É uma grande alegria e um verdadeiro sinal da ação do Espírito Santo entre nós, a convivência fraterna que hoje experimentamos em nossa caminhada comum. Essa presença constante é um testemunho eloquente da unidade que vivemos na mesma fé, ainda que na riqueza e na beleza das particularidades de cada rito”, disse ele. 

 Outro ponto destacado foi a solidariedade da Igreja no Brasil diante do sofrimento do povo ucraniano, especialmente desde o início da guerra.

O presidente do Regional Sul 2 recordou as mobilizações promovidas em favor das vítimas do conflito, por meio da Cáritas, e o acolhimento às famílias refugiadas que chegaram ao Paraná. 

“Logo no início da guerra, realizamos uma ampla mobilização em favor do povo ucraniano, com a arrecadação de recursos, que foram enviados por meio da Cáritas Internacional, para atender às necessidades emergenciais daquele momento.

Essa iniciativa encontrou generosa resposta do povo paranaense, reunindo católicos, latinos e ucranianos, num belo gesto de unidade e caridade”, recordou dom Geremias. 

Palavra do Arcebispo Maoior da Igreja Greco-Católica Ucraniana


Após a fala de dom Geremias, dom Sviatoslav também se pronunciou, utilizando o idioma italiano, compreendido pela maioria dos presentes. Primeiramente, ele apresentou os bispos que o acompanhavam na visita sinodal, vindos da Polônia, Alemanha, Canadá e Argentina. Ele destacou o crescimento das comunidades ucranianas em diversos países, especialmente na Polônia, Alemanha e Canadá, em razão da guerra. Ressaltou ainda que a Igreja tem procurado acolher os refugiados como uma mãe, oferecendo apoio espiritual, humano e material. 

Em sua fala, o líder da Igreja Ucraniana relatou a dura realidade vivida em seu país, marcada pela destruição de cidades, falta de energia, água e aquecimento, especialmente durante o inverno rigoroso deste ano. Ele destacou a criação dos chamados “centros de resiliência”, espaços montados com geradores de energia para oferecer abrigo, calor humano e assistência básica à população. 

“Devo dizer, excelência, que o simples fato de estarmos vivos hoje é um milagre. As tropas russas chegaram a apenas 20 quilômetros da minha catedral. Essa linha separava a vida da morte. Nas zonas ocupadas, cometeram atrocidades, onde até animais domésticos foram torturados. Eu estive nesses lugares e, o que vi, excelência, congela o sangue”, disse dom Sviatoslav. 

O arcebispo também denunciou os ataques contra estruturas civis e lembrou que o objetivo dessas ações é desmoralizar o seu povo. No entanto, segundo ele, a resistência e a esperança permanecem vivas, como exemplificado pelo testemunho de uma criança que ele encontrou tentando se proteger do frio em sua catedral. Ao perguntar como ele estava, o menino respondeu: “Se eu vencer o frio, a Ucrânia vai vencer”. 

Dom Sviatoslav agradeceu a solidariedade dos bispos brasileiros e afirmou que as palavras recebidas no encontro serão levadas ao povo de Kiev como sinal de que a Igreja no Brasil caminha junto com a Ucrânia. Ele destacou ainda a importância da chamada “pastoral da cura”, voltada para a superação dos traumas causados pela guerra.  

“A solidariedade de vocês é vital para nós. Aquilo que o senhor nos disse, excelência, levaremos conosco para a Ucrânia. Vamos anunciar ao povo sofredor de Kiev que a Igreja Católica no Brasil está conosco. O nosso encontro, excelência, é terapêutico. Hoje, a pastoral da Igreja Ucraniana é o que chamamos de “pastoral da cura das feridas do povo”. O trauma da guerra, que atinge nosso povo é muito profundo. Talvez ainda não tenhamos plena consciência disso, mas Kiev terá que curar essas feridas”, afirmou dom Sviatoslav. 

Ao final, dom Sviatoslav ofereceu a dom Geremias um quadro com o ícone autêntico da Mãe de Deus. Segundo ele, esse ícone feito à mão, representa Nossa Senhora “ucrainizada”, que simboliza a Mãe que se preocupa e cuida dos seus filhos. “Excelência, esse seja para o senhor um sinal da nossa gratidão pela vossa presença e pela vossa solidariedade”, afirmou ao entregar o ícone.  



Dom Geremias permaneceu no almoço com a assembleia sinodal. O encontro foi marcado pelo espírito fraterno, diálogo e partilha, reforçando a unidade na diversidade entre a Igreja de rito latino e do rito ucraniano. 

O Sínodo Permanente da Igreja Greco-Católica Ucraniana no Brasil teve início no último domingo, dia 15 de fevereiro, com a celebração da Divina Liturgia na Arquicatedral São João Batista, em Curitiba, presidida pelo arcebispo maior dom Sviatoslav e concelebrada pelo metropolita dom Volodemer Koubetch; pelo bispo eparca, dom Meron Mazur; pelo arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), representando a Igreja Católica do rito latino, dom José Antônio Peruzzo;  por bispos vindos de outros países; e por padres ucranianos, com a participação de religiosos, religiosas e fiéis leigos da metropolia e da eparquia ucranianas (CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA). Após os primeiros encontros realizados em Curitiba (PR), o sínodo seguiu, a partir do dia 19, com as atividades em Prudentópolis (PR), junto aos membros da eparquia, e será concluído no próximo domingo, dia 22 de fevereiro, com a celebração da Divina Liturgia, na Paróquia São Josafá, em Prudentópolis (PR).

 

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2






Curtiu? Compartilhe!

WhatsAppFacebookX

Leia também

Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços

Geral

Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços

14 de agosto de 2026 às 09:21

Dom Amilton e Dom Meron Mazur celebram a Missa em ação de graças pelos 120 anos de emancipação política de Prudentópolis

Geral

Dom Amilton e Dom Meron Mazur celebram a Missa em ação de graças pelos 120 anos de emancipação política de Prudentópolis

13 de agosto de 2026 às 17:47

Dom Amilton participa da celebração dos 100 anos de Dom Pedro Fedalto, em Curitiba

Geral

Dom Amilton participa da celebração dos 100 anos de Dom Pedro Fedalto, em Curitiba

13 de agosto de 2026 às 17:41

Publicidade
Mais Lidas
Prudentópolis é o maior produtor de feijão do Paraná com 42 mil toneladas
1

Prudentópolis é o maior produtor de feijão do Paraná com 42 mil toneladas

Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços
2

Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços

Artagão Júnior participa da 15ª Festa Nacional do Feijão Preto em Prudentópolis
3

Artagão Júnior participa da 15ª Festa Nacional do Feijão Preto em Prudentópolis

FPF define a nova tabela da Copa Paraná 2026
4

FPF define a nova tabela da Copa Paraná 2026

Polícia Ambiental Identifica Desmatamento Irregular em Pinhão
5

Polícia Ambiental Identifica Desmatamento Irregular em Pinhão

Imagem de Nossa Senhora do Belém chega a comunidade de Marrecas e vai percorrer mais de 40 comunidades em Prudentópolis
6

Imagem de Nossa Senhora do Belém chega a comunidade de Marrecas e vai percorrer mais de 40 comunidades em Prudentópolis

Ministério da Saúde reforça vacinação de crianças e adolescentes contra sarampo, pneumonias e outras doenças
7

Ministério da Saúde reforça vacinação de crianças e adolescentes contra sarampo, pneumonias e outras doenças

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Riva Batista dos Santos
8

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Riva Batista dos Santos

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais
9

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados
10

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Publicidade

Institucional

  • Teste

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Publicidade

© 2026 Nossa Gente — Todos os direitos reservados