13 de junho de 2025 às 13:17
Evento reuniu cerca de 300 participantes no Complexo Social da Pessoa Idosa para discutir políticas públicas voltadas à população 60+
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu na última quinta-feira (12) a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O encontro aconteceu no Complexo Social Cidade do Idoso e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre idosos, profissionais da rede de assistência, representantes do Sistema de Justiça, universidades, Legislativo, sociedade civil organizada e convidados de outras esferas.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência foi uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
O principal objetivo foi ouvir a população 60+, avaliar as ações já realizadas no município e propor novas estratégias para assegurar os direitos e a qualidade de vida dos idosos.
O evento foi organizado com credenciamento prévio e dividido em grupos de trabalho, com momentos de escuta e diálogo. As propostas elaboradas durante a conferência serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, reforçando a participação ativa da população idosa nas decisões sobre políticas públicas.
Durante o encontro, também foram eleitos os delegados que representarão Irati na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Os delegados, com direito a voz e voto, foram divididos entre representantes governamentais e da sociedade civil.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Denis Musial, a conferência representa um momento essencial de construção coletiva. “Esse espaço de escuta qualificada é fundamental para avaliar o que já foi feito e planejar, junto com a população, os próximos passos das políticas públicas para os idosos. Irati é reconhecida como cidade amiga da pessoa idosa, e esse título reforça nosso compromisso com o cuidado e o respeito à população 60+”, destacou.
Com ações como essa, Irati reafirma seu compromisso com o envelhecimento ativo, com a inclusão e com a construção de políticas públicas que valorizam quem contribuiu para a história e o desenvolvimento do município.
Leia também

Geral
Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços
14 de agosto de 2026 às 09:21

Geral
Dom Amilton e Dom Meron Mazur celebram a Missa em ação de graças pelos 120 anos de emancipação política de Prudentópolis
13 de agosto de 2026 às 17:47

Geral
Dom Amilton participa da celebração dos 100 anos de Dom Pedro Fedalto, em Curitiba
13 de agosto de 2026 às 17:41

Prudentópolis é o maior produtor de feijão do Paraná com 42 mil toneladas

Obras de estabilização na Serra da Esperança são prorrogadas até 22 de agosto; interdições temporárias seguem durante os serviços

Polícia Ambiental Identifica Desmatamento Irregular em Pinhão

FPF define a nova tabela da Copa Paraná 2026

Artagão Júnior participa da 15ª Festa Nacional do Feijão Preto em Prudentópolis

Imagem de Nossa Senhora do Belém chega a comunidade de Marrecas e vai percorrer mais de 40 comunidades em Prudentópolis

Ministério da Saúde reforça vacinação de crianças e adolescentes contra sarampo, pneumonias e outras doenças

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Riva Batista dos Santos

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais