Por Redação
Evento reuniu cerca de 300 participantes no Complexo Social da Pessoa Idosa para discutir políticas públicas voltadas à população 60+
A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu na última quinta-feira (12) a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O encontro aconteceu no Complexo Social Cidade do Idoso e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre idosos, profissionais da rede de assistência, representantes do Sistema de Justiça, universidades, Legislativo, sociedade civil organizada e convidados de outras esferas.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência foi uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
O principal objetivo foi ouvir a população 60+, avaliar as ações já realizadas no município e propor novas estratégias para assegurar os direitos e a qualidade de vida dos idosos.
O evento foi organizado com credenciamento prévio e dividido em grupos de trabalho, com momentos de escuta e diálogo. As propostas elaboradas durante a conferência serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, reforçando a participação ativa da população idosa nas decisões sobre políticas públicas.
Durante o encontro, também foram eleitos os delegados que representarão Irati na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Os delegados, com direito a voz e voto, foram divididos entre representantes governamentais e da sociedade civil.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Denis Musial, a conferência representa um momento essencial de construção coletiva. “Esse espaço de escuta qualificada é fundamental para avaliar o que já foi feito e planejar, junto com a população, os próximos passos das políticas públicas para os idosos. Irati é reconhecida como cidade amiga da pessoa idosa, e esse título reforça nosso compromisso com o cuidado e o respeito à população 60+”, destacou.
Com ações como essa, Irati reafirma seu compromisso com o envelhecimento ativo, com a inclusão e com a construção de políticas públicas que valorizam quem contribuiu para a história e o desenvolvimento do município.
Leia também

Esportes
Estádio do Operário ganha nova identidade e inicia nova etapa das obras
29 de setembro de 2026 às 20:55

Geral
Em Ponta Grossa, fórum debate novos caminhos da construção civil
29 de setembro de 2026 às 19:18
Geral
Prefeitura de Prudentópolis abre inscrições para editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
29 de setembro de 2026 às 06:46

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

Estádio do Operário ganha nova identidade e inicia nova etapa das obras

Padre Itamar pároco da Paróquia São João Batista fala sobre o trabalho de reorganização da ACTA

Sebrae/PR e Prefeitura de Imbituva iniciam programa para fortalecer a Feira do Produtor

PRF realiza palestra educativa sobre segurança no trânsito para crianças em Irati

CAPS I de Prudentópolis celebra 20 anos com festa, homenagens e integração

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Fabiane Kohuth

Curitiba recebe teste físico da FIFA para árbitros e assistentes

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados