4 de agosto de 2026 às 16:18

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para os “Cursos de Língua Ucraniana”.
Resultado da parceria entre o Núcleo de Estudos Eslavos (Nees) e a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), a formação é ofertada para toda a comunidade. Neste segundo semestre de 2026, estão disponíveis quatro turmas online: Língua ucraniana I, III, IV e V. Cada módulo tem carga horária total de 30 horas.
As matrículas podem ser feitas pelo site unicentro.br/ucraniano até 19 de agosto.
Para participar dos cursos, são cobrados R$ 100 de taxa de matrícula e mais duas parcelas de R$ 150 como mensalidade.
A coordenação do projeto explica que toda a movimentação financeira está a cargo da RCUB, que receberá os valores referentes à prestação do serviço.
As instruções para o pagamento também estão disponíveis na página de inscrição.
A iniciativa prevê ainda a concessão de bolsas parciais, que podem ser solicitadas por meio de um formulário próprio disponível no link. Nele há um detalhamento sobre as condições para pleitear o benefício.
As aulas têm início previsto para 25 de agosto.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Nees pelo telefone (42) 3421-3151 ou pelo e-mail [email protected].
Cursos ofertados pela parceria NEES/RCUB no 2º semestre de 2026
Língua Ucraniana – Nível I
Voltado para alunos iniciantes
Aulas às terças-feiras – às 20h30
Língua Ucraniana – Nível III
Voltado para alunos que finalizaram o nível II ou para aqueles que dominam o básico e desejam avançar
Aulas às terças-feiras – às 19h
Língua Ucraniana – Nível IV
Voltado para alunos que já finalizaram o nível III ou que se comunicam com autonomia em situações cotidianas e desejam aprofundar a fluência
Aulas às quintas-feiras – às 20h30
Língua Ucraniana – Nível V
Voltado para alunos que finalizaram o nível IV ou para aqueles que possuem conhecimento da língua em nível intermediário
Aulas aos sábados – às 9h
Foto: Mykola Volkov/Pixabay
Leia também

Geral
Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores
21 de setembro de 2026 às 14:19

Geral
BR-277 terá interdições temporárias para lançamento de vigas de novo viaduto, em Irati
21 de setembro de 2026 às 14:12

Esportes
Prude Futsal vence o FAC Clevelândia por 3 a 2 e leva vantagem para o jogo da volta
21 de setembro de 2026 às 09:59

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Fabiane Kohuth

MPPR cumpre seis mandados de busca na Operação Cota 140, que investiga prefeito de Marmeleiro por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro

PCPR prende suspeito de tráfico e crimes relacionados a arma de fogo em Irati

Confira a mensagem do bispo de Guarapuava Dom Amilton Manoel da Silva sobre as eleições 2026

Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores

Athletico vence confronto direto com o Bahia e segue em terceiro

Com a chegada da primavera, aumentam casos de rinites; veja como se prevenir

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais