27 de fevereiro de 2018 às 07:13
Prazo para recadastramento, que é obrigatório, termina nesta quarta (28).
Foto: Reprodução Internet[/caption]
Mais de 200 mil paranaenses, que não fizeram o recadastramento anual no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido como “prova de vida”, podem ter o benefício do suspenso a partir desta quarta-feira (28).
A comprovação deve ser feita com o documento de identidade no banco onde a pessoa recebe a aposentadoria, e não nas agências do INSS.
O beneficiário que não puder ir até o banco, pode pedir que um representante legal, com procuração, faça a prova de vida.
Só em Curitiba, 33 mil pessoas precisam fazer essa comprovação. É o caso, da aposentada Helena Antônio, que já teve a aposentadoria suspensa duas vezes por não ter comprovado que estava viva. Desde então, ela nunca mais perdeu o prazo.
“Sem dinheiro não dá”, conta.
O procedimento deve ser feito uma vez por ano, de preferência no mês de aniversário do aposentado ou pensionista. De acordo com gerente executivo do INSS, Aldebrando Lins de Albuquerque, a exigência é necessária para evitar que outra pessoa receba o benefício no lugar do aposentado.
“Às vezes acontece de a pessoa falecer e o benefício continuar sendo pago. Porque o INSS deposita no banco o valor do benefício. E às vezes a pessoa falece e alguém fica recebendo aquele valor”, explica.
O procedimento do ano passado deveria ter sido feito até o dia 31 de dezembro, mas como muita gente perdeu o prazo, ele foi estendido até o dia 28 de fevereiro deste ano. Quem perder o prazo de novo terá a aposentadoria suspensa.
Segundo Albuquerque, o pagamento será normalizado assim que o aposentado comprovar que está vivo. E vai receber o benefício de forma retroativa.
“Todo o valor que ela [a pessoa que recebe o benefício] deixou de receber, quando ela fizer a comprovação de vida, todo o valor é pago a ela”, esclarece.
Texto: RPC Curitiba.
Leia também

Geral
Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores
21 de setembro de 2026 às 14:19

Geral
BR-277 terá interdições temporárias para lançamento de vigas de novo viaduto, em Irati
21 de setembro de 2026 às 14:12

Esportes
Prude Futsal vence o FAC Clevelândia por 3 a 2 e leva vantagem para o jogo da volta
21 de setembro de 2026 às 09:59

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Fabiane Kohuth

MPPR cumpre seis mandados de busca na Operação Cota 140, que investiga prefeito de Marmeleiro por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro

PCPR prende suspeito de tráfico e crimes relacionados a arma de fogo em Irati

Confira a mensagem do bispo de Guarapuava Dom Amilton Manoel da Silva sobre as eleições 2026

Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores

Athletico vence confronto direto com o Bahia e segue em terceiro

Com a chegada da primavera, aumentam casos de rinites; veja como se prevenir

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais