3 de agosto de 2026 às 12:16

Depois de anos fazendo parte da história da Maior Feijoada do Mundo, a tradicional panela gigante utilizada na FENAFEP se despede de Prudentópolis.
A XV edição da festa será a última preparada com a panela locada, que ajudou a transformar a feijoada em um dos maiores símbolos da gastronomia e do turismo do município.
A despedida marca o fim de um importante ciclo, mas também o início de uma nova história. A partir de 2027, a Maior Feijoada do Mundo será preparada em uma panela ainda maior, adquirida pela Prefeitura Municipal e que passa a integrar oficialmente o patrimônio público de Prudentópolis.
A nova estrutura foi desenvolvida especialmente para a FENAFEP. Fabricada em ferro fundido, possui aproximadamente 14 toneladas, entre panela e tampa, além de contar com concha adaptável para escavadeira e funil de abastecimento, garantindo mais segurança, eficiência e praticidade durante o preparo.
Com dimensões ainda maiores que a panela utilizada até hoje, a nova gigante marca uma nova fase da Maior Feijoada do Mundo.
Sobre a nova Panela Gigante da FENAFEP
• patrimônio definitivo do Município de Prudentópolis;
• estrutura desenvolvida exclusivamente para a FENAFEP;
• maior resistência e durabilidade;
• equipamentos que facilitam a operação;
• fortalecimento da identidade da Maior Feijoada do Mundo;
• mais autonomia para o município nas próximas edições.
Embora a nova panela gigante já pertença ao município, ela ainda não será utilizada neste ano. Como se trata de um equipamento novo, a Administração Municipal optou por realizar todos os testes técnicos antes da primeira operação. Por isso, a FENAFEP 2026 será a última edição preparada na tradicional panela locada, garantindo total segurança para o principal atrativo da festa.
Durante a XV FENAFEP, o público poderá conhecer de perto a nova Panela Gigante da FENAFEP, que estará em exposição no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes.
E olha só, ela permanecerá em exposição durante todo o ano, tornando-se um novo atrativo turístico permanente de Prudentópolis.
Moradores e visitantes poderão conhecer a maior Panela Gigante do Brasil, registrar fotos e visitar um dos novos símbolos da Maior Feijoada do Mundo.
Leia também

Geral
Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores
21 de setembro de 2026 às 14:19

Geral
BR-277 terá interdições temporárias para lançamento de vigas de novo viaduto, em Irati
21 de setembro de 2026 às 14:12

Esportes
Prude Futsal vence o FAC Clevelândia por 3 a 2 e leva vantagem para o jogo da volta
21 de setembro de 2026 às 09:59

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Fabiane Kohuth

MPPR cumpre seis mandados de busca na Operação Cota 140, que investiga prefeito de Marmeleiro por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro

PCPR prende suspeito de tráfico e crimes relacionados a arma de fogo em Irati

Confira a mensagem do bispo de Guarapuava Dom Amilton Manoel da Silva sobre as eleições 2026

Determinação: Colombo tem que pagar retroativamente piso nacional a professores

Athletico vence confronto direto com o Bahia e segue em terceiro

Com a chegada da primavera, aumentam casos de rinites; veja como se prevenir

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais