17 de setembro de 2026 às 09:19

Estudo reforça importância do projeto de Sandro Alex sobre ingresso no Quadro do Magistério a partir das universidades
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) mostra que a proposta de Sandro Alex de instituir uma forma de ingresso no Quadro Próprio do Magistério (QPM) a partir do vestibular em Licenciatura nas universidades estaduais se mostra cada vez mais essencial.
O estudo revela que entre 2015 e 2023 o número de professores idosos dobrou no Brasil (de 18 mil para 37 mil), enquanto o de docentes jovens caiu 31% (de cerca de 17 mil para 12 mil).
Outro recorte aponta que em 2040 a Taxa de Renovação Docente poderá cair para 0,17, em média, ou seja, haveria apenas um professor com até 24 anos para cada seis docentes com 60 anos ou mais.
No Paraná, o candidato do PSD aponta para um novo caminho com a proposta de criar uma nova forma de ingresso no QPM já a partir de 2027: nos vestibulares de Licenciatura das universidades estaduais. O objetivo é incentivar a formação de novos docentes com a garantia de contratação/emprego nos mesmos moldes de um concurso público.
O projeto será desenhado a partir de uma lei que será enviada para a Assembleia Legislativa. A regulamentação da formação será feita por decreto do Poder Executivo, com todas as regras e quantidade de vagas.
A parceria envolve a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que faz a gestão das universidades estaduais.
Atualmente, o ingresso no QPM acontece apenas mediante concurso realizado a partir de editais organizados por bancas contratadas.
O último certame feito pela gestão de Ratinho Junior (PSD) permitiu o ingresso de mais de 4,5 mil docentes nos últimos anos. O Estado conta atualmente com cerca de 38 mil professores efetivos.
“Nós já estamos estudando o formato e queremos implementar esse projeto chamado De Aluno a Mestre. Em Minas Gerais, por exemplo, o ingresso no curso de graduação em Administração Pública na Fundação João Pinheiro funciona como um concurso público para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
É isso que queremos. Um formato que permita ao universitário que concluir a formação em Licenciatura nas universidades estaduais ingressar automaticamente na carreira do Estado”, afirma Sandro Alex.
"Com essa nova forma de ingresso na carreira, o objetivo é perseguir a meta de ter em sala de aula professores cada vez mais preparados para os desafios das suas próprias áreas. Isso vale para Matemática, Física, História, Línguas.
O Paraná já tem a melhor educação do Brasil e pode estar na vanguarda mais uma vez”, complementa.
Leia também

Política
Moro defende descentralização da saúde e ações para reduzir filas no Paraná
17 de setembro de 2026 às 09:45

Política
Concluída a implantação do desvio na Serra da Esperança, entre os viadutos São João e Tigrinho
15 de setembro de 2026 às 17:56

Política
Alexandre Curi prestigia a 2ª FEAGRO em Imbituva
15 de setembro de 2026 às 09:42

Prudentópolis projeta Parque Sensorial inclusivo voltado ao público infantil
Irati recebeu, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Paranaense de Surdos
Atletas de Prudentópolis vão representar o Brasil no campeonato mundial de tiro esportivo na Grécia

Moro defende descentralização da saúde e ações para reduzir filas no Paraná

É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Elsa Chomem Miniuk aos 46 anos

Prudentópolis lança Programa Municipal Gestar e Cuidar, para ampliar o cuidado com gestantes e bebês

Operação Asfixia é deflagrada visando o combate ao tráfico de drogas no município de Imbituva

Marcos Henrique & Rangel gravam DVD com participações de cantores nacionais

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Sicredi Centro Sul celebra 42 anos de cooperação, crescimento e desenvolvimento regional