7 de novembro de 2024 às 10:19

PROJETO DE LEI INSTITUI O DIA ESTADUAL DO SONOPLASTA |
A deputada estadual cantora Mara Lima (Republicanos) protocolou o Projeto de Lei 618/2024 que institui o Dia Estadual do Sonoplasta, profissional responsável pela criação, transformação e reprodução de efeitos sonoros em diversos tipos de produções audiovisuais, como filmes, programas de televisão, peças teatrais, rádio, jogos eletrônicos e eventos ao vivo.
“É com grande satisfação que proponho o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Sonoplasta, uma homenagem mais que merecida a esses profissionais que, com sensibilidade e talento, dão vida aos sons e atmosferas que enriquecem nossas experiências em filmes, programas de rádio, peças teatrais, e até nos jogos eletrônicos.
Cada efeito, cada som que ouvimos em uma produção audiovisual é fruto de um trabalho dedicado, de alguém que sabe que o som é tão fundamental quanto a imagem para transmitir emoções e envolver o público”, afirmou Mara Lima.
O Projeto de Lei traz, na justificativa, a escolha da data, 26 de agosto, aniversário de Geraldo José, ícone da profissão.
“Na Era do Ouro do rádio, o rádioteatro e a radionovela foram os grandes responsáveis por formar os primeiros sonoplastas do Brasil. Mas quando se fala de sonoplastia no Brasil, um nome não pode faltar: Geraldo José.
Ele começou sua carreira como office boy na Rádio Tupi, trabalhando ao lado de Paulo Gracindo. Com o tempo ele começou a aprender a arte da sonoplastia e teve uma longa carreira, sendo um dos grandes nomes da sonoplastia não só no rádio, mas como da televisão e do cinema brasileiro.
Vê-se, pois, que trata-se de uma vida dedicada à profissão, bem como, marcada por grandes prêmios, senão vejamos:
No ano de 1974 foi contemplado com o prêmio “Coruja de Ouro”, do Instituto Nacional de Cinema, em cerimônia no Cinema Palácio, na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro.
Em 1988 ganhou o prêmio “Golfinho de Ouro”, pelo conjunto da obra, em cerimônia no Teatro Municipal, prêmio conferido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2002, foi lançado o filme “Geraldo José: O Som sem Barreira”, de Severino Dadá, com o apoio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, Funarte Decine CTAV.
Com trilha sonora de Carlos Malta, roteiro de Luis Alberto Rocha Melo e Severino Dadá, o média-metragem (52 min.) discorreu sobre sua trajetória como sonoplasta, sobretudo no cinema nacional, com depoimentos de vários convidados, entre os quais Roberto Farias, Jards Macalé, Maurício Sherman, Cyll Farney e Nélson Pereira dos Santos.
No ano seguinte, em 2003, o filme foi premiado no “Festival Internacional de Documentários E Tudo Verdade”, em São Paulo.
Segundo informação no próprio documentário, o seu arquivo chegou a ter 13 mil sons, o maior das Américas, ficando atrás apenas do arquivo da BBC de Londres, de 20 mil registros sonoros”, traz o texto.
Leia também

Política
APAE de Prudentópolis realizou uma visita à APAE de Lapa com o objetivo de conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo setor de Assistência Social,
3 de julho de 2026 às 13:57

Política
Município de Prudentópolis e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais anunciam acordo com professores e gestores sobre o adicional de férias.
3 de julho de 2026 às 12:27

Política
UEPG ganha novos laboratórios e mais acessibilidade com investimento de R$ 32,2 milhões do Estado
3 de julho de 2026 às 08:56

Prefeito Adelmo fala sobre o andamento das obras da Arena Multiuso. VÍDEO!

Bombeiros do Paraná mantêm busca por sobreviventes na força-tarefa na Venezuela

APAE de Prudentópolis realizou uma visita à APAE de Lapa com o objetivo de conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo setor de Assistência Social,

Teste 2

Hospital Sagrado Coração de Jesus realiza Feijoada Solidária no dia 11 de julho

Faleceu em Prudentópolis aos 97 anos o Sr. Augusto Saviski patriarca da família Saviski

Líder da Série Prata, Cândido Futsal anuncia Matheus Rocha, atleta com passagens pela Liga Nacional e competições de elite do futsal brasileiro

Notícia Teste Migração Flize - Não excluir

Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Faleceu em Prudentópolis aos 97 anos o Sr. Augusto Saviski patriarca da família Saviski

É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. João Domingos Pontarolo, mais conhecido como " Neninho".

É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Irene de Souza Hecht aos 79 anos.

É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr José Humberto dos Santos aos 49 anos.

É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Maria Joana Prates Penteado aos 90anos.