MP apura denúncia sobre falsa conselheira tutelar que está abordando famílias com crianças em Ponta Grossa

9 de março de 2018 às 17:36

Foto: Reprodução Internet

Ministério Público (MP) está investigando uma denúncia sobre uma falsa conselheira tutelar que está abordando famílias com crianças pequenas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

O Conselho Tutelar da cidade já registrou a visita da falsa conselheira em quatro famílias da cidade, todas nas duas últimas semanas. De acordo com o Conselho Tutelar, não há registro de denúncias de maus-tratos contra essas famílias visitadas.

As mães registaram Boletim de Ocorrência na polícia.

Segundo a promotora da Vara da Infância e Juventude, Caroline Schaffka Teixeira de Sá, após receber as denúncias, o MP abriu um procedimento administrativo para apurar o caso.

“Visando a proteção [das crianças], mas a par disso, também vai ser apurado criminalmente, porque essa pessoa que está se passando, está cometendo um crime de falsidade ideológica, independentemente de ela conseguir ou não sequestrar essa criança, ela está cometendo um crime já, de se passar por uma pessoa que ela não é”, explicou.

Orientações do Conselho Tutelar

A conselheira tutelar Michelly Bohatch Markowcz explica que a retirada de uma criança de uma família só é feita com determinação judicial ou em casos extremos de maus-tratos, de abuso sexual, mas sempre em casos extremos. Em alguns casos, há o apoio da Polícia Militar (PM).

Ainda de acordo com MIchelly, a abordagem é sempre muito tranquila, nunca de forma truculenta. Além disso, os conselheiros usam crachá e os carros são caracterizados com a logo do Conselho Tutelar. Alguns veículos da frota têm a caracterização da Prefeitura de Ponta Grossa.

Michelly orienta a população para que, em casos de suspeita, entre em contato com a PM, pelo 190 ou, ou diretamente com os três Conselhos Tutelares de Ponta Grossa, pelos telefones do plantão: (42)9 9144-1343 (42) 99155-4110 e (42) 991446127.

Texto: G1/PR

Prudentópolis
24º
Tempo limpo
Ponta Grossa
21º
Tempo limpo
Guarapuava
23º
Tempo limpo
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
20º
Tempo nublado
União da Vitória
23º
Tempo limpo
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados