Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Fase Regional da 64ª edição dos Jogos Abertos será sediada em Prudentópolis; partidas iniciam nesta sexta (08)

7 de julho de 2022 às 16:45
Os jogos vão ocorrer neste fim de semana, do dia 8 ao dia 10, e no final de semana do dia 22 ao dia 24; Segundo o secretário de Esportes, Adriano Cardozo, 16 seleções de cidades da região estarão competindo no município
Além do Campeonato de Futsal Rural, Prudentópolis terá mais jogos disponíveis para a população acompanhar nesses próximos dias.

Neste ano, a 64ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), Fase Regional, será sediada em Prudentópolis. As partidas são serão divididas em dois finais de semana e terão disputas em cinco modalidades, futsal, volêi, basquete, handebol e bocha. Conforme a organização, todas essas modalidades vão contar com categorias masculino e feminino.

Para os secretário municipal de Esportes e Recreação, Adriano Cardozo, a expectativa é que durante o período dos jogos aproximadamente mil pessoas passem por Prudentópolis. “Em torno de 800 atletas, com dirigentes, comissão técnica, chegando próximo de mil pessoas. Isso, porque alguns familiares acompanham os atletas”, comentou Cardozo em entrevista.

Os primeiro jogos estão marcados para esta sexta-feira (08) com voleibol feminino já às 14h, no Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O futsal masculino inicia às 15h, no Ginásio Gilmar Agibert, e no mesmo horário ocorre a primeira disputa de futsal feminino, no Ginásio do Colégio Imaculada. “90% dos atletas são amadores. Por isso, os  jogos só acontecem agora nos finais de semana”, reforçou o responsável pela Pasta.

Contudo, neste ano a fase regional será dividia em dois fins de semana. Depois das disputas desse dia 8 ao dia 10, os atletas retornam novamente a Prudentópolis para mais partidas nos dias 22, 23 e 24 de julho.

Ao todo, 16 seleções de cidades da região estarão competindo no município. “Fora as modalidades coletivas, nós temos também a bocha e o bolão. A bocha a gente vai sediar em Guamiranga. Já o Bolão, que só teve Prudentópolis escrita, está garantido na fase Macroregional”, explicou o secretário quando questionado sobre a sequência dos jogos.

Desse modo, as equipes que se classificarem nesta Fase Regional, passam para a Fase Macroregional, e caso classificadas nesta segunda etapa, uma equipe de cada modalidade disputa na Fase Final da 64ª edição dos Jogos Abertos.

Nesse sentido, Adriano defende que, para mais de proporcionar um espaço de valorização ao esporte e continuação dos Jogos Abertos, sediar as partidas no município possibilitará, também, com que os comércios ganhem um investimento.

“Todo mundo vai ganhar… Vai aquecer o comércio local, desde lojas de roupas, hotéis, restaurantes, farmácias, panificadoras (…) Prudentópolis tem somente o gasto dos funcionários que estarão trabalhando, além de entrar com a parte dos locais de competição e alojamento. O município tem muito a ganhar, o que nos dá um pouco de trabalho, mas essa é a nossa função e estamos todos preparados para dar o conforto que os atletas e dirigentes esperam para termos grandes jogos”, finalizou o secretário de Esportes e Recreação.

Os jogos serão disputados em cinco locais para conseguir atender a demanda, no Ginásio Milton José Copack, Ginásio de Esportes Gilmar Agibert, Ginásio do Colégio Imaculada e no Ginásio da APAE.

 A programação completa pode ser conferida abaixo, ou na página da Prefeitura de Prudentópolis.

 (Matéria: Redação Nossa Gente/Samilli Penteado**).