AIFU fiscalizou 1,2 mil comércios e aplicou 1,4 mil autuações em 2023

27 de novembro de 2023 às 15:49

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) realizou, desde o início de 2023, 145 operações em Curitiba e Região Metropolitana, com a fiscalização de 1.243 estabelecimentos comerciais, resultando em 1.423 autuações administrativas e 324 pessoas detidas. Os dados constam em balanço divulgado nesta segunda-feira (27).

A AIFU é uma seção operacional vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). Formada por militares estaduais que exercem atividades relacionadas com a fiscalização urbana, conta também com a participação de agentes públicos das esferas estadual e municipal.

DE acordo com o capitão Rafael Burbello Risoni, comandante da AIFU, os resultados obtidos são relevantes e têm impacto positivo na ordem pública. “A AIFU realiza as fiscalizações de forma conjunta e coordenada, onde casa órgão público envolvido atua dentro de suas atribuições. Desta forma, aumenta-se a abrangência da fiscalização, resultando em uma ação mais eficiente e com menor risco”, disse.

Um reflexo da união de esforços em prol do cidadão paranaense está também no grande número de apreensões feitas pela AIFU de janeiro a novembro. Foram tirados de circulação 302 máquinas caça-níqueis, 6.324 cigarros eletrônicos e mais de R$ 140 mil provenientes de ilícitos, além de 34.441 maços de cigarro e 3.802 garrafas de bebidas originárias de contrabando/descaminho.

A missão principal da AIFU é fiscalizar estabelecimentos comerciais que estejam relacionados a denúncias envolvendo problemas quanto à segurança, salubridade e tranquilidade pública, em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais, tais como Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Urbanismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Setran e Guarda Municipal.

“As ações e operações são planejadas e coordenadas pela Polícia Militar, visando a preservação da ordem pública, na concepção mais abrangente do termo. Nesse contexto, atua na prevenção e repressão, tanto de infrações penais como administrativas”, ressaltou o comandante da AIFU.

Prudentópolis
17º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo limpo
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
19º
Tempo nublado
Londrina
25º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da pequena Mariah Parkuts Datczuk.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Zenobia Kraiczk aos 71 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Theodosio Vencelovicz.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Eufrida Lopes Iensen.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde, comunicam o falecimento da Sra. Maria da Aparecida Rodrigues.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr. Irineu Ripula.
  • Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados
  • Copel produz primeiras moléculas de hidrogênio renovável em Curitiba
  • Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023
  • Em visita à Embaixada do Brasil no Chile, Paraná busca aumentar fluxo de turistas sul-americanos
  • Vencimento da 2ª parcela do IPVA para placas com final 9 e 0 é nesta sexta-feira
  • Dia de Campo apresenta novas oportunidades para produtores de Irati