A equipe policial prestava apoio à operação “Cidade Segura”, realizada no município de Guarapuava, conforme ordem de serviço, tendo sido designada para realizar patrulhamento nos distritos de Guará, Guairacá e adjacências.
Durante o patrulhamento nas proximidades do Parque Estadual São Francisco, foi visualizado um automóvel transitando em velocidade incompatível com as condições da estrada.
Iniciado acompanhamento tático e ao perceber a presença da viatura, o veículo empreendeu fuga sentido município de Prudentópolis.
Após aproximadamente sete quilómetros, já no município de Prudentópolis, o condutor adentrou em uma estrada secundária, abandonando o veículo e empreendendo fuga a pé, embrenhando-se na mata, não sendo possível sua abordagem.
A equipe constatou que o automóvel Chevrolet Agile emplacado em Campo Magro – PR estava com o interior todo carregado com caixas de cigarro, marca “Palermo”, oriundo do Paraguai, sendo a carga estimada em aproximadamente 800 (oitocentos) maços (com 10 carteiras cada).
Como o veículo foi abandonado sem as chaves, a equipe realizou contato com o copom do 16º BPM solicitando um guincho para remoção bem como instruções dos procedimentos a serem adotados.
Posteriormente a equipe foi informada que, em contato com o delegado de plantão da delegacia da Polícia Federal para encaminhar o veículo com a carga até o pátio da 4ª Cia e posteriormente fazer contato com a delegacia da Polícia Federal de Ponta Grossa.
Diante dos fatos, conduzido o veículo até o pátio da 4ª Cia PM onde permanece para os devidos procedimentos