Entidades de turismo e comércio insistem com Jair Bolsonaro pela volta do Horário de Verão

3 de setembro de 2021 às 07:43

Entidades de turismo e do comércio voltaram a insistir ao presidente Jair Bolsonaro, para a retomada do Horário de Verão, especialmente neste período de crise hídrica no país.

Se atendido o pedido, os relógios serão adiantados em uma hora, antecipando o fim do expediente em indústrias, fábricas, repartições públicas e outras, reduzindo o consumo de energia elétrica.

“São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, ressaltam a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia e Entretenimento do Paraná (Feturismo), em ofício ao presidente.

Além da economia, a mudança nos relógios dará um “fôlego extra” as atividades correlatas ao turismo, comércio e serviços. Na hora a mais de luz solar, as pessoas aproveitam para momentos de lazer em família ou com amigos passeando por bosques e praças de alimentação e comércio, movimentando a econômica destes setores.

Apelo
O Horário de Verão foi cancelado em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. A Unecs e a Feturismo lembra que em junho deste ano solicitaram o retorno do horário de verão. A medida ganhou apoio de entidades e instituições em todo país, incluindo do empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan e amigo pessoal do presidente.

As restrições de funcionamento adotadas por estados e munícipios durante a pandemia acabaram se prolongando além do imaginado, afirmam os presidentes da Unecs e Feturismo, José César da Costa e Fábio Aguayo, respectivamente. O setor de bares, restaurantes e lanchonetes foi um dos mais afetados. Além dos fechamentos, hoje 37% estão operando no prejuízo.

“Adicionalmente, o retorno do horário de verão é mais um gesto na direção de sinalizar para a sociedade a importância de cada um dar sua contribuição na economia de energia, em alinhamento com a campanha que será realizada pelo Governo Federal”, completam as entidades.

Mobilização
A iniciativa encampada pela Unecs e Feturismo conta com apoio da CNTur (Confederação Nacional de Turismo), Abrasel, Abrabar/SindiAbrabar, Abad, Abras Brasil, Abrasce, Frac, Anamaco, Cacb, CNDL, ANR, Febracerva, Feturba, Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo), entre outras.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Chuvas esparsas
Guarapuava
14º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Chuviscos
Londrina
20º
Tempo nublado
União da Vitória
15º
Tempo nublado
  • MORRE LOCUTOR ESPORTIVO SILVIO LUIZ, AOS 89 ANOS
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento do Sr. Manoel Vieira Ramos aos 86 anos.
  • É Com Pesar que Comunicamos o Falecimento da Sra. Leoni Ribeiro aos 74 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento do Jovem Davi Felema.
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Marilene Schwab
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sr Valdomiro Doroch .
  • Parceria da Cresol e Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga vai beneficiar agricultores do município
  • Campanha de doações do Estado já reuniu 11,5 mil toneladas ao Rio Grande do Sul
  • Detran-PR suspende aplicação de multa automática por não realização de exame toxicológico
  • Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades
  • Com 6 milhões de trabalhadores, Paraná alcança maior número de pessoas ocupadas da história
  • Mudanças climáticas: Paraná participa de debate sobre emissão de carbono no agro